Paginas

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Areia Branca: Carneiro nasce com 7 membros.

(Foto: cedida)

Na localidade de Ponta do Mel, município de Areia Branca, um fato esta chamando a atenção dos moradores, pois um carneiro nasceu com 7 membros ­ 4 superiores e 3 inferiores. A informação foi confirmada pelo agente comunitário do município Jonas Ribeiro.

"Foi por volta das 8 horas, ele [o dono do animal conhecido como Duarte] foi vê o animal que ia dá cria e quando viu o animal nasceu assim. É um negócio muito incrível, ficamos surpresos", afirmou.
De acordo com o veterinário Wirton Peixoto, coordenador do Departamento de Ciências Animais da Universidade Federal Rural do Semi­Árido (UFERSA), a chance de um caso como esse acontecer é de 0,1% e que a anomalia é causada por um defeito genético. Mesmo experiente na área, o professor se diz surpreso sobre o animal ter nascido com 7 membros.

"O fenômeno se chama anomalia genética ou monstruosidade incompatível com a vida, que pode ser uma alteração interna (genética) e externa, no caso de um animal nascer com vários membros, por exemplo", explica.

Segundo Peixoto, esses casos podem ser explicados por alguma contaminação da mãe ou de uma alteração genética durante o cruzamento. "É um defeito genético que pode acontecer, por exemplo porque a mãe pode ter ingerido alguma "droga", ou por causa de uma alteração genética ocorrida na hora do cruzamento, por incompatibilidade de genes", comenta.

Apesar da anomlia, segundo ele, não dá para confirmar se o animal viverá por muito tempo ou não. Só é possível ter essa conclusão a partir da análise do genes do animal. "Não dá para ter certeza porque tem animais que vivem com anomalias por um tempo", diz.

O professor explica que já recebeu casos no Hospital Veterinário da Ufersa em que um animal nasceu com o coração fora do corpo, viveu por algum tempo, mas não resistiu a um procedimento cirúrgico.



Fonte: Mossoró Hoje