Paginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atenção: Ultimo dia para inscrição de vaga para professor do RN

As inscrições para o concurso público para o magistério, com 3.500 vagas, serão encerradas nesta terça-feira (25). Até o início da tarde desta segunda-feira (24) já se inscreveram 25.000 candidatos. Destes, nove mil confirmaram as inscrições com o pagamento do boleto bancário. As inscrições estão sendo feitas através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo.

Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. Conforme o edital, o salário inicial é de R$ 1.246,35, para uma jornada de 30 horas semanais.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária de Estado da Educação e da Cultura.

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.

Para a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN (Sinte/RN), Fátima Cardoso, apesar de insuficientes, as novas contratações são benéficas pois possibilitarão a substituição de estagiários - que assumem as salas por falta de professores nas escolas estaduais - por profissionais mais qualificados. "Com certeza será um ganho para o aprendizado dos alunos, uma vez que os professores tem a formação específica necessária para aquela função", comentou.