Em
reunião neste sábado de Aleluia (19/04/2014), no gabinete da Secretaria de
Segurança, o titular da pasta, general Eliezer Girão, repassou aos demais
auxiliares do Governo o que tratou com a governadora Rosalba Ciarlini na última
semana.
Para Girão, a prioridade são as estratégias para valorização dos servidores da Segurança, que serão beneficiados com as medidas que estão sendo adotadas e que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa no dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador.
A ‘Lei de Promoção dos Praças’ é uma dessas prioridades e, segundo Girão, a lei, que vai permitir “que soldados sejam promovidos a cabo, e que cabos sejam promovidos a sargento”, por exemplo, vai também, “por determinação da governadora, destravar o plano de vida das instituições”, afirmou o secretário ao Blog.
Outro item prioritário no projeto de valorização dos profissionais, segundo Girão, é a regulamentação das diárias operacionais.
“A ideia é incluir a diária operacional no contracheque. Ela terá mais força”, disse o general, afirmando que foi autorizado pela governadora a trabalhar a reformulação, que passa ainda pelo aumento no valor da diária, fazendo com que os policiais, em vez de fazerem bicos fora da corporação, trabalhem para a própria polícia em períodos de folga.
O projeto das diárias operacionais também será encaminhado à AL no dia
primeiro. Girão informou ao Blog ainda que a governadora determinou que a Polícia Civil
faça a nomeação de 8 delegados, 13 escrivães e 31 agentes, atendendo
recomendação do TCE.
“São as pessoas que já estão prontas para serem chamadas”, informou o secretário que ainda está tratando com a governadora sobre a lei orgânica do Itep.
“Como o Ministério Público ainda não tinha se pronunciado a respeito do estatuto, essa lei não cumprirá esse prazo de primeiro de maio. Mas també é prioridade”, declarou o secretário.
Participaram da reunião o procurador geral do Estado, Miguel Josino, os comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, Coronéis Araújo e Dantas, mais representantes do Itep, da própria Sesed, do Ministério da Justiça.
Por Thaysa Galvão (via ww.ocamera.com.br)