Paginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Capitão assume culpa por naufrágio na costa italiana.

 Clique para Ampliar

Jovem estaria na cabine de comando, o que levanta a suspeita de que acidente foi causado por distração.


Roma. Francesco Schettino, capitão do navio que naufragou na costa da Itália, admitiu à Polícia a culpa pelo acidente da última sexta-feira, informou a imprensa italiana ontem. Os jornais locais também denunciaram a presença de uma mulher que estaria acompanhando o comandante na noite do incidente. Os dois teriam inclusive fugido no mesmo bote antes da maioria dos passageiros.

No depoimento, o capitão dizia que "conhecia muito bem as profundidades da zona (perto da Ilha de Giglio)", mas ordenou "muito tarde" a volta. Schettino está em prisão domiciliar e pode pegar até 15 anos de cadeia por abandono do navio e homicídio culposo múltiplo.

Informações sobre uma jovem misteriosa que estaria com o capitão no momento do naufrágio elevaram as suspeitas sobre o comandante. Domnika Certoman confirmou que estava com Schettino na cabine de comando. Contudo, disse que estava no Costa Concordia a trabalho, sob a função de tradutora.

A Costa Cruzeiro, empresa que administra o navio, confirmou que a jovem embarcou "regularmente" e se prontificou a entregar o cartão de embarque de Domnika à Justiça.

Em entrevista à uma TV da Moldávia, a jovem defendeu Schettino e negou que ele tenha abandonado o navio, como todas as provas indicam até agora. Domnika disse que deixou o barco por volta das 23h40, e que o capitão continuou a bordo. Ela descreveu o comandante como um "herói".

"Acredito que ele fez um excelente trabalho, toda a equipe está em dívida com ele", disse.

De acordo com uma testemunha, a jovem também jantou com o capitão na noite do naufrágio. Francesco Schettino foi visto comendo no restaurante mais chique do Costa Concordia vestido de uniforme. O comandante teria comido e bebido vinho em abundância.

A Promotoria, no entanto, aposta na hipótese de que o acidente tenha sido produzido pela falta de atenção do capitão Schettino e por isso quer interrogar Domnika.

Buscas

O naufrágio do Costa Concordia deixou pelo menos 11 mortos. As buscas pelas 24 pessoas que ainda estão desaparecidas foram retomadas ontem.

Mergulhadores tentam entrar na cabine do capitão, que está submersa, em busca de documentos que possam explicar detalhes do acidente.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1095765