Paginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bombeiros realizam 86 salvamentos aquáticos neste verão

 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Oitenta e seis foram salvas pelo Corpo de Bombeiros nas praias do litoral potiguar neste verão. A informação foi divulgada pela corporação na manhã desta quarta-feira (29). Dez pessoas morreram afogadas. Os dados estatístico mostram os atendimentos prestados durante o período de 16 de dezembro e 26 de fevereiro, na Operação Verão 2011/2012.

De acordo com o relatório, os bombeiros atenderam 2.255 chamados no período do verão, o que representou um aumento de 56,1% em relação ao mesmo período no ano passado. O destaque, entre os atendimentos prestados pela corporação, foi a manutenção do Programa Bombeiro Amigo do Peito, mesmo no período de férias, com 777 coletas de leite materno que servirão para repor estoques dos bancos de leite do estado. Outro registro importante foi às ocorrências de incêndio florestal que apontaram um total de 328 casos.

De acordo com o Coronel Elizeu Dantas, o aumento no número de atendimentos de incêndios florestais no RN ocorreu em função de uma parceria firmada, desde dezembro de 2011, com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) que permitiu um incremento logístico e financeiro nestas ações através da Operação Abrace o Meio Ambiente.

Os bombeiros ainda registraram, somente na região metropolitana, 310 enxames de insetos, 246 incêndios em edificações, 146 vistorias do serviço técnico de engenharia, 86 árvores oferecendo risco de quedas, entre outras.

No litoral e balneários do estado foram registrados 115 atendimentos, entre eles, salvamentos squáticos (86) e morte por afogamento (10). As maiores ocorrências no litoral foram realizadas na Praia do Meio (30), Buzios (27), Redinha Nova (18), Praia dos Artistas (9), Ponta Negra (5), Tibau do Sul (5), entre outras.

Os afogamentos seguidos de morte foram registrados na Praia dos Artistas, Redinha, Ponta Negra, Touros, Barra do Rio, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, São Paulo do Potengi, Caraúbas e Santana dos Matos.