Neste domingo (31/05), todos os
clientes de telefonia móvel dos estados de Alagoas (82), Ceará (85 e 88), Paraíba
(83), Pernambuco (81, 87), Piauí (86,89) e Rio Grande do Norte (84), deverão
incluir o dígito 9 antes do número da linha ao ligar ou enviar SMS para
celulares dos DDDs mencionados. A mudança atinge aproximadamente 4 milhões
de clientes da Telefônica Vivo nos estados englobados pela mudança, além de
usuários das demais operadoras.
Determinada pela Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida visa aumentar as combinações
entre os números e assim ampliar o volume de linhas disponíveis. Em ligações
efetuadas com 8 dígitos, os usuários ouvirão mensagem, até 07 de setembro de
2015, sobre a necessidade da inclusão do 9º dígito. Após 07/09, nenhuma
chamada sem o dígito 9 será completada.
A Telefônica Vivo
iniciou em março deste ano um processo de comunicação com a veiculação de
Comunicado Legal nos principais jornais locais e em um jornal de grande
circulação nacional. Desde abril a comunicação foi ampliada com envio de SMSs
informativos aos clientes dos DDDs que receberão o 9º dígito e para os usuários
de outros estados que realizam ligações para os DDDs afetados.
Além disso, a Vivo está fazendo comunicação na fatura e estendeu a divulgação para os seus canais de relacionamento, como Call Center, lojas, redes sociais e site da operadora, onde já existe uma página específica para esclarecer dúvidas sobre o nono dígito. Endereço: www.vivo.com.br/9digito.
Aplicativo para atualizar os
números na agenda
Criado pela Telefônica Vivo, o
aplicativo Vivo 9º Dígito ajuda a atualizar automaticamente a agenda do
aparelho e já está disponível gratuitamente para download na AppStore ou Google
Play. O app atende a usuários de todas as operadoras, em qualquer região do
Brasil.
Clientes corporativos
Os clientes que possuem o
serviço Vox Fácil, terão a atualização automática do 9° dígito, pois os
equipamentos serão adaptados sem nenhum custo pela Telefônica Vivo e suas
afiliadas. Para os clientes que utilizam o PABX será preciso acionar o
mantenedor para que as alterações necessárias sejam realizadas. Em caso de
dúvidas ou para mais informações, acessewww.vivo.com.br/9digito ou fale
com seu gerente de negócios.
Fonte: Jornal de Hoje