Paginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Apodi: Direitos humanos se manifesta a respeito de empresa não ter dado oportunidade de emprego a detentos.

Marcos Dionisio

Cláudio Lembo, então Governador de São Paulo, no meio de uma das maiores crises na segurança no levante de Maio de 2006 do PCC , disse que aquilo era produto da hegemonia do pensamento elitista e branco.

Em Apodi, conheci uma experiência no CDP onde os presos estudam , inclusive, estavam se preparando para o ENEM. Emocionante ver a professora Deuzirene tratando de Paulo Freire com seus alunos. Na parede ,numa cartolina , Carlos Drummond de Andrade e "as dores do mundo e a pedra no caminho". Já há egressos do CDP dando continuidade aos estudos , inclusive, cursando Universidade.

Nesta semana um Agente Penitenciário, Batista Moreira, levou um coice formal ao se dirigir ao Escritório local da EIT, empresa que e recebe rios de recursos para as obras da Chapada, para solicitar vagas para egressos do Sistema Penitenciário conforme orientação do DEPEN e do CNJ.

Aqui mesmo no RN, o Segunda Chance, articulado pelo TJ e a OAS foram premiados pelo CNJ por ter sido a Obra nos estádios para a Copa que mais empregaram egressos do Sistema Penitenciário. Experiência humanista exitosa, inclusiva e profissional.

Uma empresa do porte da EIT precisa ter responsabilidade social e auxiliar quem humildemente peleja para romper com o pensamento elitista dominante e ensejar uma segunda chance para quem precisa.

Diariamente denuncio o estrupício que é um estado pobre como o RN pagar R$ 340.000 por dia à OAS pelo Arena das Dunas. Mas não deixo de reconhecer o bem que ela fez ao tentar fazer diferente oferecendo uma segunda chance a egressos do sistema penitenciário do RN.

São gestos como esse que podem fazer a superação da retroalimentação da violência que cotidianamente aflige nosso povo.

Na segunda feira entraremos em contato com o DEPEN, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria Geral da Presidência da República para tratar do assunto pois, recursos federais públicos não podem ser gastos para alimentar preconceitos e desestimular o trabalho realizado por Agentes Penitenciários de Apodi , sob a Direção de Márcio Morais, que querem fazer diferente para , pelo menos em Apodi (além da APAC de Macau) o preso possa ressocializar-se.
A iniciativa privada não pode achar que não tem nada a ver com isso, pois a violência vai corroendo comunidades, famílias e a própria esperança de que a impunidade seja superada no país.
A EIT não pode ser "uma pedra no meio do caminho" da ressocialização. Não ressocializar o preso é dar um cheque em branco ou um cartão magnético com senha à violência.

Marcos Dionisio Medeiros Caldas
Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania

Via O Guardião da Chapada