Paginas

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Mossoró: milhares de pessoas acompanham o desfile cívico de 7 de setembro.

Pelotão da Policia Militar (Foto: Cézar Alves)

Uma festa democrática, onde as forças de Estado (educação e segurança) desfilaram e foram aplaudidos pelo público e as autoridades presentes. 


Repetindo o que acontece anualmente, também desfilou o “grito dos excluídos”, que este ano leu uma “carta”, onde pedia, entre outras coisas, o fim do extermínio dos jovens no Brasil.


O público começou a chegar cedo. Casais com filhos, que se acomodaram em baixo de árvores, para se proteger do sol forte.

As comemorações de Sete de Setembro em Mossoró foram abertas pelo prefeito municipal, Francisco José Silveira Junior desfilando em carro aberto, ao lado das autoridades de segurança do Município de Mossoró e vereadores.


Antes, a Prefeitura Municipal ofertou um café da manhã no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, local que os pelotões partiram desfilando no sentido norte sul até nas imediações do Shopping Oasis Center.

Por todo o trajeto, haviam centenas de famílias acompanhando os desfiles das escolas, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Escoteiros e etc.


Enquanto as autoridades se acomodaram numa tenda em frente à Igreja São Vicente. Nas ruas, muitos vendedores de água mineral, coco verde e sorvetes.

O estudante Edson Morais, de 8 anos, contou que gosta muito de ver os policiais desfilando com as armas na mão. O irmão dele, que não revelou o nome, gosta dos escoteiros.

Assim como em anos anteriores, o popular “Paulo Doido”, que até pouco tempo estava internado no Hospital Regional Tarcísio Maia, correu com as viaturas da Polícia desfilando por toda a Avenida Alberto Maranhão, sempre com seu rádio no ouvido e não dando ouvidos a ninguém, nem mesmo os policiais pedindo para ele se afastar das viaturas.


O primeiro a desfilar foram as representações das escolas municipais e estaduais. Este ano teve também desfile representando a Universidade Federal Rural do Semi Árido.
Depois do desfile de várias representações dos escoteiros mirins, teve os jovens que participam do Proerd, programa que instrui jovens para não entrar no mundo das drogas.


O “Grito dos Excluídos”, que tem na coordenação os movimentos sociais, a Igreja Católica na pessoa do padre Talvaci, dos alunos das faculdades. Entre os membros vestidos de vermelho, estava o vice-prefeito Luiz Carlos Martins, que é do PT.


O destaque os “Excluídos” ficou por conta do pedido para um fim do extermínio de jovens no Brasil.
Os “excluídos” pararam em frente as autoridades e fizeram a leitura de uma carta, com vários pedidos as autoridades constituídas. Em seguida o documento foi entregue ao prefeito Francisco José Junior.
“Recebi o documento, vou ler com muito carinho. Nele já deu para perceber que só tem uma pauta para o município de Mossoró e já estamos trabalhando”, disse.
Desfilou também a cavalaria da Policia Militar, os agentes da Penitenciária Federal de Mossoró, da Polícia Rodoviária Estadual e Federal, assim como do Corpo de Bombeiros, o Tiro de Guerra e grupos de elite da polícia, que exibiu armas e fez demonstração de força.


O prefeito Francisco José Junior, secretários municipais e vereadores, assim como representantes das instituições constituídas de Mossoró e representantes do Governo do estado, aplaudiram as manifestações de civismo, inclusive o protesto do Grito dos Excluídos, que este ano destacou um pedido para parar o extermínio de jovens no Brasil.

No Pelotão da Policia Militar, o destaque do Cerimonial da Prefeitura Municipal de Mossoró foi o soldado PM Dante Solano de Oliveira, que salvou uma criança de 3 anos vítima de afogamento numa piscina na cidade de Tibau no final da tarde de sábado. 


A criança está se recuperando bem na UTI pediátrica da Prefeitura alojada no Hospital Wilson Rosado.

Mais Imagens


Prefeito Silveira Junior (Foto: Cézar Alves)



Paulo Doido (Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)


(Foto: Cézar Alves)

Fonte: Mossoró Hoje