Paginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

São Miguel do Gostoso/RN: quadrilha rende policiais e explode agência bancária.

Por Arthur Barbalho
Banco do Brasil São Miguel do Gostoso (Foto: Divulgação/PM)
Agência do Banco do Brasil de São Miguel do Gostoso ficou destruída (Foto: Divulgação/PM)

Uma quadrilha usou dinamite para explodir a agência do Banco do Brasil no município de São Miguel do Gostoso, litoral Norte do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 3hs desta quarta-feira (4), quando 10 homens fortemente armados - divididos em dois carros - renderam os policiais. Além da agência, uma casa lotérica também foi atingida pelos explosivos durante a ação. Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado, essa foi a 39ª unidade bancária alvo de criminosos este ano no estado, sendo a 16ª onde foi feito o uso de explosivos.

De acordo com o major Josemário de Paiva, comandante do policiamento no município de São Miguel do Gostoso, a quadrilha se dividiu durante a ação. "Parte do grupo cercou o destacamento e furou os pneus do carro da polícia. Outra parte do bando foi até a agência e explodiu os caixas", contou o oficial.

Ainda de acordo com Josemário, "a ação foi bem planejada. Nosso efetivo era menor do que a quantidade de homem que faziam parte da quadrilha. Sem o nosso carro, não tivemos como perseguir os suspeitos", acrescentou o major.

Segundo o comandante, ainda houve troca de tiros com a quadrilha. "Quando eles foram embora ainda tentaram atirar contra os nossos homens. Houve uma breve troca de tiros, mas nenhum policial ficou ferido", relatou.

Após a fuga, policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) dos municípios Touros e João Câmara, realizaram diligências na região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Dinamite no RN



Agência do Banco do Brasil na cidade de Apodi foi detonada com dinamite (Foto: Marcos Gil)
Agência do Banco do Brasil na cidade de Apodi foi detonada com dinamite (Foto: Marcos Gil)

Para Aldair da Rocha, secretário estadual da Segurança Pública, roubos em pedreiras e mineradoras, além de assaltos a carregamentos de explosivos são as principais formas de os criminosos conseguirem a dinamite que é utilizada nestes crime.

No início desta semana, uma quantidade ainda desconhecida de explosivos foi furtada de uma cooperativa de mineradores no município de Ouro Branco, a 250 quilômetros de Natal. A Polícia Militar tomou conhecimento do caso no final da manhã desta segunda-feira (2). "Sabemos apenas que o produto é nitron, que tem alto poder de explosão e custou R$ 1 mil", disse ao G1 o sargento Antônio Galdino, comandante do destacamento da PM na cidade. Ainda de acordo com o policial, o material estava guardado de forma irregular. A polícia suspeita que o produto levado possa ser usado em ações criminosas contra agências e terminais bancários.

Antes do ação desta madrugada em São Miguel do Gostoso, a ação criminosa mais recente havia sido na madrugada do dia 12 de novembro, em Apodi, cidade da região Oeste. Na ocasião, segundo a própria polícia, cerca de 20 homens fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil. Houve intensa troca de tiros com a PM e um soldado foi ferido com disparos de fuzil. Ninguém foi preso.

No dia 24 de novembro, a Polícia Militar apreendeu quatro bananas de dinamite que estavam abandonadas em uma parada de ônibus no município de Santana do Matos, na região Central do Rio Grande do Norte. Os explosivos estavam dentro de uma sacola plástica e a polícia suspeita que o material seria uma encomenda.

Explosivos estavam abandonados em parada de ônibus em Santa do Matos, RN (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Explosivos foram abandonados em parada de ônibus em Santana do Matos (Foto: Divulgação/PM)

"A suspeita é que a dinamite estivesse encomendada para alguém buscar", afirma o capitão Rabelo Fernandes, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Angicos, também na região Central. Cada banana de dinamite tinha cerca de 30 centímetros. "Metade de um explosivo desse é o suficiente para explodir um caixa eletrônico", explica.

Dois dias antes, em Mossoró, município da região Oeste do estado, foi a Polícia Civil quem encontrou explosivos. Na ocasião, um casal foi preso e 22 bananas de dinamite que estavam escondidas embaixo do berço de um bebê de 9 meses foram apreendidas.

Segundo a polícia, bananas de dinamite apreendidas seriam usada para explodir agência bancária no interior do Rio Grande do Norte (Foto: Marcelino Neto)
Bananas de dinamite apreendidas em Mossoró seriam usada para explodir banco no interior do RN (Foto: Marcelino Neto)

Foram presos um suspeito de 31 anos e a namorada de 20 anos. Foragido da polícia, ele confessou que os explosivos seriam utilizados para assaltar uma agência bancária emGovernador Dix-Sept Rosado, também na região Oeste. Além da dinamite, foram apreendidos um rolo de fio detonador, três toucas ninjas e uma balança de precisão.

Bananas de dinamite também foram encontradas pela Polícia Militar na manhã do dia 29 de outubro dentro de um dos carros usados pelos suspeitos de explodir a agência do Banco do Brasil na cidade de Guamaré, na região Costa Branca do Rio Grante do Norte.

Um dos veículos utilizados pelos criminosos em Guamaré foi abandonado e incendiado (Foto: Josivan Dantas)
Veículo utilizado pelos criminosos em Guamaré foi abandonado e incendiado (Foto: Josivan Dantas)

Outro veículo, um Gol, foi abandonado e incendiado pelos criminisos. Toda a ação da quadrilha aconteceu durante a madrugada. Houve tiroteio e um carro da Guarda Municipal foi alvejado com vários disparos. Ninguém ficou ferido e o bando conseguiu fugir. A polícia acredita que a quadrilha seja formada por cerca de 20 homens.