Paginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Deputado Gustavo Carvalho defende política de investimentos para indústria da Cal na Chapada do Apodi

Investimentos para o fortalecimento da indústria de extração calcário na Chapada do Apodi, foi proposto pelo vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), junto ao Governo do Estado via Secretario Estadual do Desenvolvimento Econômico, durante pronunciamento feito pelo parlamentar no plenário do Poder Legislativo potiguar.  

A governadora Rosalba Ciarline e ao secretario de Desenvolvimento Econômica, Benito Gama, o deputado Gustavo Carvalho, cobrou uma política de atenção especial para os produtores da cal que atuam da Chapada do Apodi, mas precisamente no Distrito Rural de Soledade.

“O Governo do Estado precisa investir nesse importante setor, com projetos visando à modernização das caieiras e a capacitação dos que atuam nessa área, e dessa forma garantir o aumento da produtividade e principalmente amenizar os dados ao meio ambiente”, comentou o parlamentar.

 A produção da cal na Chapada do Apodi vem sendo a muitos anos, sendo a principal atividade econômica da comunidade e responsável pela geração de dezenas de empregos diretos e indiretos. A cal produzida em Apodi tem sido comercializada para usinas que fabricam açúcar em vários estados do Nordeste.

O município de Apodi dispõe de uma rica jazida de calcário e que há décadas explora o minério na fabricação da cal, que é responsável pelo aquecimento da econômica apodiense, mas devido à falta de investimentos, incentivos e modernização, essa importante atividade esta com os seus dias contados.

Devido à produção ainda ser feita de forma artesanal, sem o amparo da modernidade, a situação dos produtores esta ficando cada vez mais difícil. Constantemente a Policia Ambiental, IBAMA, Ministério Público, IDEMA, Policia Civil, Militar, Exercito, tem realizado um trabalho junto aos que atuam na extração do material, inclusive com prisões.

“Como esse setor não recebeu investimentos, não se modernizou nos últimos anos, muitos produtores, ainda produzem a cal de forma artesanal, e sem maldades, terminam praticando crimes que ferem o meio ambiente. Isso pode ser resolvido com uma ação mais firme do Governo do Estado, ajudando aos produtores de cal, a se modernizar, e assim praticarem a extração do calcário com novas técnicas e equipamentos modernos e dessa forma continuarem garantindo o sustento das suas famílias”, justificou o deputado.


                Finalizando o deputado Gustavo Carvalho, diz que os produtores de cal da Chapada do Apodi precisam do apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômica, do IDEMA, IBAMA, Ministério Público e outras instituições. “São trabalhadores, que precisam sustentar suas famílias. São pessoas humildade que há muito tempo tiram seus sustentos através da extração de calcário, vejo muita cobrança, mas não vejo por parte do Governo do Estado uma forma de ajudar a esses trabalhadores”, concluiu. 

Fonte: www.ovaledoapodi.com.br ( via Email).