Paginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Cardeal Potiguar Dom Eugênio Sales morre aos 91 anos no Rio

 (Divulgação)

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, 91 anos, morreu às 22h30 dessa segunda-feira, dia 9 de julho, na residência em que morava, no Sumaré, na capital do RJ, vítima de uma parada cardíaca. O corpo de Dom Eugênio será velado na Catedral Metropolitana de São Sebastião, do Rio de Janeiro, onde será sepultado nesta quarta-feira, dia 11, às 15 horas.

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá missa por Dom Eugênio Sales, nesta terça-feira (, às 11 horas, na Catedral de Natal. Dom Jaime viajará ao Rio de Janeiro para participar dos funerais de Dom Eugênio. A Arquidiocese de Natal também publicará nota de condolências ainda nesta manhã.

O Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, irmão de Dom Eugênio, se encontra no interior da Suíça, e não chegará a tempo de participar dos funerais do Cardeal, porque não conseguiu voo.

O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales nasceu em 8 de novembro de 1920, na cidade de Acari-RN, a 220 quilômetros de Natal. Foi ordenado Presbítero em 21 de novembro de 1943. Em 01 de junho de 1954, o então Pe. Eugênio de Araújo Sales é nomeado Bispo Auxiliar de Natal. Em 09 de dezembro de 1961, foi nomeado Administrador Apostólico de Natal, pastoreando a Arquidiocese até julho de 1964. Em 09 de julho de 1964, Dom Eugênio foi nomeado Arcebispo Primaz de Salvador, Bahia. Recebeu o título de Cardeal em 30 de abril de 1969. De Salvador, foi transferido para o Rio de Janeiro em 27 de março de 1970, permanecendo lá até ter o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa, em 25 de julho de 2001.

No período em que exerceu seu pastoreio em Natal, tanto como padre, como Bispo Auxiliar e Administrador Apostólico, Dom Eugênio Sales foi o responsável por inúmeras ações sociais na Arquidiocese natalense, que deram origem ao que foi denominado de Movimento de Natal. Uma dessas ações originou a Campanha da Fraternidade, hoje assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.