Paginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Governadora desqualifica a hashtag #RosalbaVergonhadoRN


A onda de protestos contra o governo Rosalba Ciarlini (DEM), que ocorreu na última terça-feira, Dia do Trabalho, foi acompanhada de perto pelo meio político. Os críticos do governo democrata fizeram a hashtags #RosalbaVergonhaDoRN chegar a ser o assunto mais comentado do Twitter em todo o Brasil. Junto com a expressão, foram feitas várias críticas à gestão do DEM.

Rosalba Ciarlini se defendeu da avalanche de críticas por meio do site oficial do governo. Apesar de admitir as deficiências de sua gestão, ela atribuiu o movimento a um grupo formado por seus adversários políticos em Mossoró. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) considerou a defesa da governadora falha. "A nota da governadora foi infeliz, pois tentou desqualificar manifestações legítimas", avaliou.

O protesto começou com as críticas de funcionários da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que se disseram enganados pelo Executivo. Mas, logo ganhou a simpatia dos potiguares, que se somaram ao "movimento virtual". Enquanto as cobranças no Twitter ganhavam dimensão nacional, charges irônicas contra o governo eram compartilhadas no Facebook.

As manifestações contra o go-verno foram desde a influência do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM) na administração até às deficiências no serviço de saúde. Os manifestantes não pouparam a precariedade da educação básica, do sistema prisional e do atendimento nas centrais do cidadão. A paralisação do Programa do Leite e de outros programas sociais também foram temas do protesto generalizado. 

Deputados atribuem críticas à insatisfação popular

O "twittaço", como ficou conhecido o ato, repercutiu na Assembleia Legislativa. Para Fernando Mineiro, o manifesto foi oriundo da insatisfação do povo com o rumo que tomou o governo. "Tenho ouvido muitas reclamações. A manifestação virtual foi consequência da insatisfação que percebemos nas ruas. O povo reclama da falta de ações do governo", afirmou.

Segundo o parlamentar, a população de Natal, onde Rosalba tem 60% de desaprovação, de acordo com a última pesquisa realizada no município, já começou a comparar seu governo à gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV), que é desaprovada por 90% da população.

"A diferença entre Rosalba e Micarla é que uma está no começo do governo e a outra está no fim. Mas, o rumo das duas gestões é o mesmo. É muito comum ouvirmos isso nas ruas. Até porque as forças políticas que elegeram as duas foram as mesmas", ponderou o parlamentar.

Já o deputado estadual George Soares (PR), membro da base da governadora Rosalba Ciarlini, creditou o protesto popular ao esgotamento do prazo estipulado pelo povo para o governo começar a apresentar resultados. "Eu acompanhei o Twittaço. De certa forma, foi uma coisa organizada, mas contou com grande participação do povo. Acho que está se esgotando o prazo para o governo começar a fazer o que o povo espera", avaliou. 

Fábio Faria: "Quem governa de fato é o marido da governadora"

Assíduo nas redes sociais, o deputado federal Fábio Faria (PSD) disse que as críticas são oriundas da falta de planejamento e gestão do governo Rosalba Ciarlini. "Falta gestão, planejamento e controle. O governo é deficitário na segurança, na educação, na saúde. Estamos com quase um ano e meio de gestão e o governo ainda atribui suas deficiência à gestão passada. A população não aceita isso", declarou.

Faria acusou o governo de colocar as questões políticas acima dos interesses da administração. "Quem governa de fato é o marido da governadora. Todas as decisões são tomadas por ele de cima para baixo, com uma influência política muito forte, acima da administração. É dessa forma que está sendo conduzido o governo. As pessoas percebem isso", observou.

Para o parlamentar, a priorização da política em detrimento da administração ficou clara quando foram reveladas as articulações envolvendo a indicação da vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é de prerrogativa do governo. "A Sejuc está vaga, a Secretariade Turismo também, a vaga no TCE vai fazer um ano e não houve indicação. Primeiro, iam usar numa manobra política em Mossoró. Agora, parece que já querem usá-la nas eleições de São Gonçalo do Amarante. Sempre a política em primeiro lugar", criticou.

Já o senador José Agripino (DEM) disse, em entrevista ao Diário de Natal, que endossa a resposta dada por Rosalba. "Vejo as críticas de forma democrática. Recebo o manifesto democraticamente. O governo passa por dificuldade. Endosso as afirmações da governadora", frisou o parlamentar. 

Santino Arruda: "O governo não anda"

Os sindicatos dos servidores do Rio Grande do Norte apoiaram as manifestações de protesto contra o governo. O presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Santino Arruda, apontou as críticas como consequências da inércia do governo. "A população está reagindo a um governo inábil, preguiçoso e imóvel. O governo não anda", criticou

Segundo o sindicalista, Rosalba tem feito uma gestão ineficiente em todas as áreas de atuação do governo. "A educação é um caos e a saúde está em greve. A população pobre precisa dos serviços públicos. Não conheço uma área do governo Rosalba que esteja funcionando corretamente. Os serviços são precários", ponderou Arruda.

Para Santino, o estado passa por um dos piores momentos de gestão já enfrentados na história recente. "O governo Rosalba está massacrando a população. O Executivo não reage diante das deficiências. É lamentável, gera muita tristeza, a situação em que o Estado está hoje", finalizou.

Rosalba se defende

Por meio do seu próprio Twitter, agovernadora respondeu à avalanche de críticas feitas à sua gestão no Dia do Trabalho. A declaração foi reproduzida no site oficial do governo. "Atingida por um movimento orquestrado, através de uma rede social, movimento originário de minha cidade, uso o mesmo meio para dar minha resposta. Quem assume função pública precisa de humildade para receber críticas, por mais injustas que sejam. Aceito a críticas sem discussão. Ainda não estamos fazendo o Governo que desejamos, e tenho certeza, vamos realizar. Democraticamente, entendo a impaciência de muitos e até o oportunismo de outros", declarou.