Paginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

RN: policiais militares planejam ato público em defesa da segurança publica.


As Associações representativas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte preparam a realização de um Ato Público em defesa de melhorias dos serviços de segurança pública e de melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no setor. A mobilização está prevista para o dia 23 de Agosto a qual fará referência ao Dia do Soldado (25) e tem como objetivo dar visibilidade aos principais problemas enfrentados pelos militares no exercício de suas funções além de expor suas reivindicações.

"Observamos as manifestações pelo país onde torcemos que esse clamor social resulte em benefícios para o povo brasileiro. Todavia não vislumbramos movimentos que defendam melhores condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares, profissionais que exercem a nobre missão de manter a paz pública, mas que são relegados no que tange a direitos já consagrados aos demais trabalhadores do país", afirma o Soldado Tony, presidente da APRAM, que convida os militares estaduais e população em geral para juntos lutar por uma segurança pública de qualidade para todos.

Entre as demandas nacionais que constam na pauta de reivindicações serão defendidas a adequação das leis e regulamentos à Constituição Federal de 1988; A garantia de escalas de trabalho que contemplem o exercício do voto aos praças; A desmilitarização das polícias; O fim da prisão administrativa e a fixação de um piso nacional à classe. 



Para as demandas locais os militares defendem iniciativas do governo que venham melhorar os serviços de segurança pública oferecidos à população. Entre as principais reivindicações está a aprovação da Lei de Promoção de praças, que permite a ascensão funcional dos militares estaduais, a regularização do pagamento das diárias operacionais atrasadas, bem como o cumprimento integral da Lei Complementar nº 463/2012 que estabelece o pagamento de subsídio aos militares de forma coerente à mudança de nível.

Além da APRAM participarão do Ato Público a Associação de Cabos e Soldados (ACS), Associação dos Bombeiros Militares (ABM), Associação dos Praças da Polícia Militar (ASPRA), Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSPMBMRN), Associação dos Praças da Região Agreste (ASSPRA), Associação dos Praças do Seridó (APBMS) e Associação dos Policiais Inativos e Pensionistas (ASPIPERN).


As associações representativas do Rio Grande do Norte estão articulando com órgãos e entidades de outros estados para que o Ato Público ganhe força e repercussão nacional. Já foram intermediado contatos com entidades dos estados do Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia que estão em processo de adesão ao movimento.

* Com informações da Associação de Subtenentes e Sargentos