Paginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RN: Escolas estaduais não vão para desfile cívico por medo de protestos.

Militares abrem desfile cívico em Natal com bandeiras oficiais do Brasil (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Militares na abertura do desfile cívico do ano passado com bandeiras oficiais

As escolas estaduais do Rio Grande do Norte não participarão do desfile cívico no dia 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil. A decisão partiu da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), que confirma ter adotado a medida por segurança. A preocupação da SEEC é com a possibilidade de realização de protestos no dia do desfile. A assessoria de comunicação informou que geralmente participam entre 10 e 15 escolas da rede estadual de ensino. O desfile acontecerá na Praça Cívica de Natal, na zona Leste de Natal.

Responsável pela organização do desfile em 2013, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o número de militares desfilando será menor, mas negou que isso esteja acontecendo por causa de eventuais manifestações. "Estamos sabendo da possibilidade de protestos, mas não vai ser nada diferente de anos anteriores. Teremos o policiamento e a própria força balizando o circuito. Nada de excepcional do que sempre ocorreu", explica o tenente Andrews Soares Ribeiro, do setor de comunicação da FAB.


Sobre a tradicional revista da tropa feita pelas autoridades, o tenente Andrews conta que a programação da FAB  prevê esse momento. "Fizemos todo o cronograma para acontecer", afirma o tenente, lembrando que a revista da tropa também depende da agenda das autoridades. A expectativa da FAB é que participem do desfile de 15 mil a 20 mil pessoas. O número de militares deve ficar entre 2 mil e 2.500, segundo informou o tenente Andrews Ribeiro.