Paginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ceará: Fraude na distribuição de água de carros-pipa ameaça sertanejos.



Para ganhar mais dinheiro, responsáveis pegam água no lugar mais perto. Açude cercado de urubus abastece a população em Pedra Branca.

No município de Pedra Branca (CE), a água só chega através de caminhões-pipa. Porém, a qualidade da água despejada no tanque tem surpreendido os moradores do sertão cearense. 
"A água é suja, avermelhada", conta o aposentado Gervázio Alves Ferreira. 

Um vídeo gravado por um cinegrafista amador, mostra a origem do problema: um carro-pipa faz a coleta em açude da cidade. Com uma garrafinha é possível ver as condições da água do reservatório, que fica sempre cercado de urubus. 

"Tem uns “pipeiros” usando a água para colocar para a comunidade, para consumo humano. A comunidade reclama, mas ele diz que, se quiser água, é aquela", afirma Francisco Sales de Oliveira Machado, da associação de moradores de Pedra Branca. 

Os pipeiros são os donos dos caminhões cadastrados na Operação Carro-Pipa do Exército, que recebem de acordo com a distância percorrida do reservatório até os pontos de distribuição. 



O chefe de gabinete da prefeitura, João Alves Mesquita Neto, diz que os açudes com água potável ficam a quarenta quilômetros da cidade, mas a maioria dos pipeiros roda bem menos do que o acertado com o Exército. 

"Para poder ganhar mais dinheiro, aquele dinheiro fácil, ele procura o primeiro barreiro, aquele poço de água, praticamente só lama, para coletar esta água e colocar nas cisternas", diz Mesquita Neto. 

"Não podemos comprar água mineral, a gente tem que beber a água do jeito que vier", diz o servente Raimundo Farias Pinheiro. 

O Exército reconhece que não tem como fiscalizar o percurso feito pelos carros-pipa. O controle é feito apenas no abastecimento das comunidades por meio de senhas entregues pelos moradores. Porém, o Exército afirma que agora vai investigar as denúncias. 

"Se for tipificado algum tipo de crime, o pipeiro poderá ser, inclusive, encaminhado ao ministério público", afirmou o major Neyton Araújo Pinto. 
Fonte: g1.globo.com