Paginas

sábado, 3 de maio de 2014

Mossoró: Batalhão de Choque da Policia Militar reforçará segurança na eleição complementar deste domingo.

Imagem Ilustrativa

Um efetivo do Batalhão de Choque da Polícia Militar reforçará a segurança durante a eleição complementar marcada para este domingo (04/05), em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A Polícia Federal também enviará equipes para o município. De acordo com o juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, a principal preocupação é com a compra de votos no dia do pleito eleitoral.

Além do BPChoque, a PM manterá equipes monitorando os locais de votação e policiando a cidade. A assessoria de comunicação da PF informou que terá equipes trabalhando com a segurança dos juízes eleitorais, escolta de presos, além de grupos móveis para combater crimes eleitorais.

O juiz Herval Sampaio conta que nesta quinta-feira (1) foi feita a apreensão de um material com propaganda ofensiva contra um dos candidatos. "Vamos fiscalizar as militâncias para coibir irregularidades", explica.

As 600 urnas que serão utilizadas na eleição suplementar já chegaram a Mossoró e serão distribuídas nos locais de votação neste sábado (3). "Já tratamos da segurança das urnas, que terão a distribuição monitorada pela polícia", conclui.

Cinco candidatos participam da eleição. São eles Francisco José Júnior (PSD), Josué Moreira (PSDC), Cinquentinha (PSOL), Gutemberg Dias (PC do B) e Larissa Rosado (PSB), que teve a candidatura indeferida pela 33ª Zona Eleitoral, mas ainda pode recorrer.



Francisco Dantas

Na cidade de Francisco Dantas, o juiz eleitoral Rivaldo Pereira Neto tem dado atenção especial à questão da segurança. O 7º Batalhão da PM, que cuida do policiamento da região, confirmou reforços para a eleição em Francisco Dantas. "Teremos quatro carros extra e policiais a pé para cobrir os locais de votação e a cidade como um todo", diz o comandante do 7º BPM, coronel Romualdo Borges Farias. A PF também enviará equipes ao município.

Na última quarta-feira (30), o juiz Rivaldo Pereira assinou uma portaria que proíbe o porte de armas no dia da eleição suplementar. O documento inclui policiais militares, civis e federais que não estejam trabalhando. Além das medidas de segurança para o dia do pleito, o magistrado informou que as polícias Militar e Civil cumpriram mandados de busca e apreensão e apreenderam cinco armas de fogo e munições na cidade. "A situação está um pouco tensa", afirma.

Segundo o delegado Inácio Rodrigues, que cumpriu os mandados junto com policiais militares, três pessoas pagaram fiança após serem autuadas por porte ilegal de arma de fogo. As fianças variaram de um a oito salários mínimos, de acordo com as condições financeiras de cada um. “Pagou mais um aposentado, que na casa dele encontramos um revólver, um rifle e uma espingarda”, afirmou. Os nomes dos autuados não foram revelados.

Disputam a eleição neste domingo Vandeílton Bezerra (PTB) e Maria Aparecida (DEM). O pleito foi convocado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após a cassação e afastamento de Gilson Dias (PTB) da cadeira do Executivo Municipal por abuso de poder político e captação ilícita de votos.


Fonte: G1 RN.