Paginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Capital do Ceara volta no tempo com o cortejo de carros

Clique para Ampliar 

O desfile chamou atenção de toda a população. Além dos veículos, a animação também foi destaque

Quem passou, ontem no fim da tarde, pelo Centro da Cidade e também pela Praia de Iracema pensou, por alguns instantes, que tinha voltado no tempo. O motivo foi o desfile do bloco "Empurra que ele pega", formado por integrantes do Museu do Automóvel e colecionadores de carros antigos multimarcas.

O evento tem como seu principal objetivo relembrar o corso, tradicional nas décadas de 1960 e 1970, quando as pessoas desfilavam pela Avenida Dom Manuel em carros enfeitados, lançando confetes, serpentinas e esguichos de lança-perfume. O corso começava à tarde, mas, ao anoitecer, a folia continuava nos clubes da cidade.

A banda Periquito da Madame foi a responsável por animar a festa dos foliões. Após aquecer os motores na Praça da Igreja do Cristo Rei, os veículos saíram em cortejo pelas ruas Nogueira Accioli, Heráclito Graça, Av. Dom Manuel, Rua Almirante Jaceguai, Av. Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, Av. Beira Mar e finalizando o percurso na Praça do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Cadillac, Fuscas, Jipes, Karmann-Ghia, MP Lafer, Kombis, Oldsmobile, pumas e também Ford F-100, foram alguns dos modelos de carros que participaram do desfile.
Famílias que estavam nos prédios, casas, bares, lojas ou simplesmente passeando pelas ruas paravam para ver o bloco passar. Apesar de antigos e sem muito uso diário, grande parte dos carros continua em perfeito estado de conservação. Tudo isso devido aos cuidados dos proprietários, bastante zelosos.

Desde o início da concentração até o fim do evento a animação era o principal combustível dos foliões. Ao chegar na Praça da Igreja do Cristo Rei, eles começavam a colocar adereços carnavalescos em todo o veículo, deixando o clima da festa momina bastante evidente.

Além disso, os motoristas aproveitavam para conversar com os donos de outros carros antigos. Com isso muita experiência foi trocada e novas amizades acabaram surgindo.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1104887