Paginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Missa de Cinzas dá início à Quaresma

No próximo domingo, dia 26, Dom Matias Patrício passará a cátedra a Dom Jaime Vieira Costa 

Centenas de fieis lotaram a Catedral Metropolitana de Natal para a primeira celebração da Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e abstinência de carne, iniciando o período da Quaresma. De ontem até a Páscoa, a igreja católica celebra um tempo litúrgico devotado à penitência e preparação pascal, que segue pelos próximos 40 dias. Pela manhã, a missa começou às 11h e foi presidida pelo pároco da Catedral, padre Aerton Sales.
Na abertura da liturgia, padre Aerton fez menção à Campanha da Fraternidade 2012,  lançada, nacionalmente, ontem à tarde, pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Leonardo Ulrich Steiner. A campanha tem por tema "Fraternidade e Saúde". O lema "que a saúde se difunda sobre a terra" foi lembrado pelo padre Aerton Sales.

"Com essa campanha", disse o padre para centenas de fiéis que ocupavam os bancos da Catedral, "queremos despertar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno, solidário e comunitário no atendimento aos doentes, e ações para que todos tenham o pleno acesso à saúde pública". 

As leituras da liturgia que marcaram a missa de Cinzas levaram os fiéis a uma reflexão para viver a Quaresma como "um caminho de purificação e de iluminação" para a celebração futura da Páscoa. "É com esse espírito", lembrou o pároco da Catedral, "que queremos iniciar esse tempo de recolhimento, que não é tempo  de tristeza, mas de purificar o espírito e renovar os sentimentos". Padre Aerton convidou os fiéis a uma preparação "bem feita e profunda para celebrar a Páscoa" e a "viverem a fraternidade".

Essa primeira missa foi concelebrada pelos padres Elernildo Marques de Morais e Jailton Soares de Lima. À noite, a celebração foi presidida pelo arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, reunindo todos os padres da Arquidiocese de Natal, na última celebração antes da sucessão. Depois de oito anos no comando da Arquidiocese, Dom Matias entrega o cargo a Dom Jaime Vieira Rocha no próximo dia 26, às 9 horas, na Catedral Metropolitana.

 A Quaresma se inicia na quarta-feira de cinzas e termina às vésperas do Domingo de Ramos, que faz alusão à entrada de Jesus em Jerusalém, já no início da Semana Santa, quando se rememora a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na Quaresma, relembra-se os quarenta anos do povo de Deus no deserto e os quarenta dias que Jesus Cristo viveu no deserto, preparando-se para sua missão. 

O ritual de Cinzas têm uma forte simbologia bíblica e foi um momento especial. Na distribuição das cinzas, que são usadas para fazer o sinal da cruz na testa dos fiéis, os padres ressaltaram que esse rito milenar é feito "em sinal de humilhação, penitência e conversão" e que  deve despertar o reconhecimento de que "somos pó e ao pó voltaremos".

O costume católico é de se guardar os galhos da procissão de ramos, realizada no ano anterior para que, agora, sejam queimados e distribuídos aos fiéis. A Catedral Metropolitana comporta até 2.500 pessoas. Na missa, realizada pela manhã, pelo menos, metade dos bancos estava ocupada por fiéis, de todas as regiões da cidade.

Na celebração, padre Aerton Sales pediu aos fiéis para "rezar mais, para se dedicarem mais à palavra de Deus" e lembrou que a Quaresma é tempo, não apenas de jejum, esmola e penitência, mas de solidariedade e fraternidade. A mensagem distribuída aos fiéis lembrava um trecho da Carta dos Hebreus: "prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras".