Paginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pelotão destacado de Extremoz freia criminalidade no litoral Norte


Em apenas 23 dias, oito armas foram apreendidas e 14 pessoas presas.

Um total de 50 homens treinados e uma fiscalização diferenciada e ostensiva vem dando resultado positivo no combate ao crime no litoral Norte do Estado. A ação desenvolvida pelo Batalhão Destacado de Extremoz intensificada há um mês já desarticulou quadrilhas de assaltantes e de traficantes que atuam nas praias de Pitangui, Genipabu, Muriú e nos distritos que cercam boa parte da região.
De acordo com o tenente Isaac Leão, comandante do Pelotão, em um intervalo de 23 dias, um foragido da justiça e três fugitivos de presídios do Estado foram reconduzidos as unidades prisionais de origem, além da apreensão de oito armas de fogo, entre elas escopetas e pistolas. Uma dessas armas foi apreendida com um adolescente que é considerado de alta periculosidade e é irmão de "Senhor", traficante que se encontra preso no estado de São Paulo e que faz parte da organização criminosa PCC.
O oficial disse ainda que o sucesso das operações acontece por causa de dois motivos principais: a colaboração da população quando o assunto é denúncia e o serviço de inteligência feito pela agencia regional de inteligência e pelo NAI - Núcleo de Análises Estatísticas do CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Publica.
"Recebemos muitas informações e denúncias anônimas de pessoas de bem que não se contentam com o crime acontecendo em sua cidade, no seu bairro e na sua rua. Além disso, contamos com um serviço de inteligência eficaz e de qualidade. Isso faz com que as atividades sejam positivas", declarou.
Uma das últimas prisões efetuadas pelo pelotão destacado foi a de uma quadrilha acusada de realizar vários assaltos no interior do Estado e que se escondia em uma casa localizada próximo a lagoa de Extremoz. Na oportunidade, um grupo de policiais, ente eles o tenente Leão, realizou uma campana que durou 24 horas. O trabalho resultou na prisão de várias pessoas e na recuperação de produtos roubados.
Um dos alvos da equipe de policiais militares também é os assaltantes de casas de praia. O número de assaltos caiu de maneira relevante neste período em relação ao ano passado. Dezenas de criminosos acabaram caindo na malha de policiais da Força Tática que se especializaram na captura de delinquentes em locais de difícil acesso. As denúncias podem ser feitas de qualquer local pelo número 190.