Paginas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

O retrato da atividade policial contado por um PM morto em serviço, em uma carta escrita meses antes.

Para Refletirmos um pouco!!!

Trecho da carta escrita pelo PM meses antes

Há coisas na vida que são inexplicáveis, coisas como o ocorrido com a família de um policial militar do Estado do Mato Grosso morto durante a atividade policial.
O Soldado Alex Oliveira Suzarte foi morto após uma perseguição a dois assaltantes na madrugada do último sábado (21). No entanto, meses antes o Soldado havia escrito uma carta relatando a rotina da profissão policial-militar. Alex entregou a carta para sua esposa que, com a morte do cônjuge, leu-a durante seu velório emocionando amigos e familiares presentes.
A carta tem som de despedida, mas o policial revela, ao final, declarou que "como todos os policiais (...) só desejam voltar para casa vivo".
Vale a pena ler a carta do Soldado Alex Oliveira, policial matogrossense morto em serviço, para refletirmos sobre uma atividade pouco reconhecida, mas de risco extremo e quase inevitável.
"Enquanto todos dormem, eu estou em lugares inimagináveis, matagais intransponíveis, bueiros fétidos, casas abandonadas, entre outros lugares a que alguém normal se recusaria ir;
Enquanto todos dormem, eu estou em alerta máximo, tentando não apenas defender pessoas que nunca vi, nem mesmo conheço, mas também tentando sobreviver;
Enquanto todos dormem no aconchego de suas casas debaixo dos cobertores, eu estou nas ruas debaixo da forte chuva, com frio e cansado madrugada adentro;
Enquanto todos dormem, eu estou travestido de herói e mesmo não tendo superpoderes estou pronto para enfrentar o perigo, para desafiar a morte e, ‘quiçá, sobreviver’;
Enquanto todos dormem, eu estou dividido entre o medo da morte e a árdua missão de fazer segurança pública;
Enquanto todos dormem, eu sonho acordado com um futuro melhor, com o devido respeito, com um justo salário, com dias de paz, mas principalmente com o momento de voltar para casa e de olhar minha esposa e meus filhos e dizer-lhes que foi difícil sobreviver a noite anterior, que foi cansativo e até frustrante, mas que estou de volta e que tenho por eles o maior amor do mundo.
Esse texto eu dedico a todos os policiais que, como eu, só desejam voltar para casa vivos."
Alex Oliveira Suzarte