Paginas

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mossoró: casas são condenadas pela Defesa Civil.


 Depois que uma casa desabou e outras foram interditadas, a Defesa Civil condenou todas as casas  do conjunto Alto da Pelonha

As chuvas que caíram em Mossoró no último fim de semana trouxeram prejuízo para muita gente. Cerca de 200 famílias que moram no conjunto habitacional Alto da Pelonha, localizado na zona leste da cidade, podem perder suas casas. Depois que uma casa desabou e outras foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil condenou todas as casas da comunidade. O motivo é a falta de estrutura. De acordo com os moradores, as construções não possuem alicerces.

A dona de casa Rosineide Oliveira Santos viu sua casa ruir após as chuvas do fim de semana. “Eu estava dormindo e acordei com o barulho da madeira cedendo. Quando olhei fiquei assustada”, recorda. As águas das chuvas escavaram o solo formando uma vala por baixo da construção. Sem alicerce a chuva levou pedras e parte da construção desabou. A casa da vizinha de Rosineide rachou na madrugada de sábado. O Corpo de Bombeiros interditou as duas casas. 


Segundo informações apuradas pela TRIBUNA DO NORTE os problemas do Conjunto Alto de Pelonha não são provocados apenas pelas recentes chuvas. Muitas famílias já abandonaram as casas em outras ruas do conjunto por medo da fragilidade da infraestrutura. O terreno é de passagem de riacho, fica próximo de um córrego. Em muitos pontos, a terra e fofa e é preciso ter cuidado ao caminhar para o terreno não ceder. 

Prova de que as casas não possuem alicerce é o estado em que muitas ficaram após duas chuvas. Separadas do chão, com riso visível de desabamento. No conjunto, é possível encontrar ruas inteiras com casas fechadas. Só ficou quem realmente não tem para onde ir. A empregada doméstica Adriana Soares, mora em uma rua com muitas casas fechadas. “A gente não pode nem lavar o chão que afunda, tudo aqui é fraco. Se botar um prego, cai. As pessoas aqui falam que  um pacote de cimento foi dividido para não sei quantas casas”, reclama. Outros problemas presentes na comunidade são a falta de infraestrutura geral. Distante do centro de Mossoró,  Alto da Pelonha sofre com a baixa oferta de transporte público, não possui escola nas proximidades nem posto de saúde e o acesso é difícil.

Uma reunião entre Defesa Civil, Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) está prevista para as 9h de hoje. “Vamos fazer um panorama geral da situação”, afirmou a responsável pela Sethas em Mossoró, Cristiana Maria Nogueira de Assunção. As deficiências da área são reconhecidas por Cristina Assunção. Não faz muito tempo, segundo ela,  que o conjunto conseguiu uma linha de ônibus que passe perto da comunidade. “Também conseguimos passar um trator para ver se melhorava o acesso”, disse. As famílias cujas casas foram interditadas estão morando na casa de familiares.

*Com informações do Jornal de Fato (via Tribuna do Norte)