Paginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Minas Gerais: barragem se rompe e enxurrada de lama distrói Distrito de Mariana.

Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)
Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)

O rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Samarco causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (05/11). O Hospital Monsenhor Horta informou que uma pessoa morreu e há mais quatro feridos na unidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região disseram que há gente soterrada e ilhada. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas, mas ainda não há números oficiais de vítimas.
Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos.
A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro. A administração municipal informou que muitas pessoas ainda estão ilhadas, e os acessos por terra estão todos bloqueados. Disse ainda que um helicóptero vai fazer o resgate dessas pessoas, porém, a aeronave não pode voar à noite.
A prefeitura está pedindo doações de roupas, água mineral, colchões e produtos de higiene pessoal para os desabrigados. Os itens devem ser entregues no centro de convenções de Mariana.

Empresa
A barragem de Fundão esta na mina de Germano, a cerca de 25 km de Mariana – distrito localizado a 100 km de Belo Horizonte. Em nota divulgada no fim desta tarde, a Samarco afirmou que não é possível, por hora, confirmar as causas e extensão do ocorrido, nem se há vítimas.

"A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente", afirma a nota da empresa. (veja texto na íntegra no fim da reportagem)
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, a mineradora foi fiscalizada há dois anos e nenhum problema foi encontrado na barragem.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais(Semad) criou um comitê de crise para cuidar do acidente e uma equipe de emergência ambiental foi enviada para o local do desastre para avaliar a situação.
Um documento do governo de Minas Gerais de 2013, sobre o licenciamento ambiental para a barragem de Fundão, diz que a população no distrito de Bento Rodrigues em 2012 era de 612 pessoas em cerca de 200 casas.
De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, a barragem de Fundão é considerada de baixo risco, e o rejeito de minério, inofensivo para a saúde.
Governo estadual
Quatro helicópteros do governo de Minas Gerais partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad). O chefe do Gabinete Militar, coronel Helbert Figueiró, acompanha as equipes.

Em nota oficial, o governador, Fernando Pimentel, disse que recebeu com consternação a notícia do desastre.
"A Defesa Civil e outros órgãos competentes estão envidando todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito, ainda de difícil acesso em razão dos estragos causados pela inundação", diz o texto.
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que vai viajar para Mariana nesta sexta-feira para acompanhar as ações de socorro e assistência às vítimas. Unidades do Exército Brasileiro em Belo Horizonte e em São João Del Rei estão de prontidão caso haja necessidade de ajuda nas buscas por sobreviventes.
Ministério Público
Representantes do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público Estadual de Minas Gerais estão em Bento Rodrigues e será instaurado um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem, afirmou o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Coordenador do núcleo, ele disse que o acidente é sem precedentes e lamentável, e o que está sendo feito neste momento é identificar as medidas emergenciais e isolar a área para minimizar os problemas.
Segundo o promotor, a partir desta sexta (6), o MP pretende levantar e identificar as causas do acidente e propor uma ação contra os responsáveis. Ele afirmou que nenhuma barragem se rompe por acaso, mas ressaltou que é prematuro dizer qual é a causa.
Ferreira Pinto acrescentou não ter recebido nenhum tipo de denúncia com relação à barragem de Fundão.
NOTA DA SAMARCO MINERAÇÃO:

A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).  Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.


Fonte: G1 MG