Paginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasil: Presidenta inaugura centro de segurança para a Copa das Confederações.

 

A presidenta Dilma Rousseff inaugura hoje (13/06/2013), em Brasília, um dos seis centros integrados de Comando e Controle que funcionarão nas cidades-sede da Copa das Confederações. Os centros são ambientes operacionais para supervisionar, controlar, comandar e coordenar as operações ligadas à segurança do torneio, segundo a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça.

Os espaços têm estrutura física para assegurar que informações estratégicas sejam resguardadas de incêndio, inundações ou de infiltrações; acessos indevidos, arrombamento, roubo ou de sabotagem. Segundo o ministério, as chamadas salas-cofre são capazes de suportar impactos e explosões, pulsos eletromagnéticos e armas de fogo.



Além de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, do Rio de Janeiro e do Recife, mais seis capitais que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 vão receber unidades do centro de comando e controle.
Por causa da inauguração, a presidenta Dilma transferiu para sexta-feira (14) a viagem que faria ao Rio de Janeiro nesta quinta. Na capital fluminense, a ela vai anunciar investimentos em infraestrutura urbana na comunidade da Rocinha e assinar ordem de serviço para obras do VLT (veículo leve sobre trilhos) nas áreas central e portuária da cidade.


Fonte: Agência Brasil