Paginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Licínio de Almeida / BA: cidade é modelo em ensino público de qualidade para todo o país.



Em tempos de preocupação com o desempenho da educação brasileira no ranking mundial, o município de Licínio de Almeida, situado no interior da Bahia, tem feito a diferença quando o assunto é ensino público de qualidade, tanto que a última escola privada encerrou suas atividades por falta de alunos, que migraram para o ensino público. Movimento este de acordo com o que aponta a análise do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), divulgado pelo MEC.

Em 2012, Licínio de Almeida alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a pontuação mais alta do estado da Bahia. O município ficou com as melhores notas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano). Com 5,9 e 5,3, respectivamente, no IDEB, a pequena cidade baiana bateu a meta do Ministério da Educação para 2021.


Uma das escolas do município, a Pingo de Gente, foi mais adiante na disputa e ficou entre as oito melhores da Bahia. Além de conseguir a maior nota do Estado no Ensino Fundamental I (6,9), obteve 5,3 no Ensino Fundamental II. Com tanta qualidade ofertada pelas escolas públicas, a última instituição de ensino privado do município fechou suas portas esse ano por falta de alunos.



Premiações como forma de incentivo aos estudos

Segundo o prefeito reeleito (PV), Alan Lacerda Leite, a gestão das escolas municipais têm sido muito bem sucedidas e o sucesso na educação do município é resultado de uma série de investimentos e ações concretas promovidas pela Prefeitura Municipal. Ele cita o apoio da Secretaria Municipal de Educação, dos professores, coordenadores, além da parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna (IAS), desde 2009, como fundamentais para a guinada de sucesso.

Para esse avanço educacional foram investidos recursos em tecnologia da informação, compra de livros e construção de bibliotecas, além da capacitação de professores, diretores e coordenadores, a fim de entender e perceber a fragilidade de cada aluno. A partir da parceria com o Instituto Ayrton Senna, a prefeitura de Licínio de Almeida implementou alguns programas voltados à educação, como Acelera Brasil, Se Liga, Circuito Campeão, Fórmula da Vitória e Gestão Nota 10.

Segundo o prefeito, as parcerias ampliam a condição técnico-pedagógica com capacitação de pessoal, mas o que garante as crianças nas escolas municipais é o cumprimento da Legislação. “Com o valor estipulado pela Constituição, de que 25% da renda recebida pelas prefeituras devem ser destinadas a educação, é possível investir e melhorar a educação”, ensina Alan Lacerda.

Após as mudanças na educação do município, muitos prêmios foram conquistados pelos alunos da rede municipal, em nível estadual e nacional, como Olimpíadas de Português, Matemática, Astronomia, entre outras disciplinas. E também a grande quantidade de alunos aprovados em testes para ingresso em escolas públicas federais de Ensino Médio na Bahia.  Outro diferencial é que as crianças do município têm, em sua grade horária, além de aulas com conteúdos formais, como matemática e português, aulas de educação ambiental e práticas para conscientização da sustentabilidade

O município – Licínio de Almeida é uma cidade com pouco mais de 12 mil habitantes e está localizada no sudoeste da Bahia, a 744 km de Salvador. Criada em 1962, tem sua economia baseada na agricultura familiar.


 Fonte: Prefeitura de Licínio de Almeida