Paginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

RN: Moradores de cidade do interior com falta de água protestam por adutora.

População foi às ruas protestar pela situação da falta de água em Currais Novos, RN (Foto: Lázaro Jordão/G1)
População foi às ruas protestar por adutora (Foto: Lázaro Jordão/G1)

O problema de abastecimento levou os moradores de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, às ruas nesta quinta-feira (10). Os manifestantes bloquearam a BR-226 e a BR-427 pedindo a construção de uma adutora. O protesto terminou no Centro da cidade. Currais Novos é um dos 159 municípios potiguares em situação de emergência por causa da seca.

A situação das cidades foi reconhecida nesta quinta pelo Governo Federal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10/04/2014), e assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. O reconhecimento por parte da União é importante, pois garante o envio de recursos ao Governo do Estado para as ações de combate à estiagem.

De acordo com o último relatório divulgado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 12 municípios estão em colapso no abastecimento d'água por causa da ausência de chuvas e consequente baixa do índice de água nos reservatórios.

Outras seis cidades passam por rodízio no abastecimento e 15 estão em risco de colapso, que ocorre quando a empresa admite que não tem mais condições de fornecer água para o município.


Fonte: G1 RN