Paginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Polemica: Cantor Sertanejo Gustavo Lima terá Estatua em sua homenagem, na cidade de presidente Olegário/MG, sua terra natal.


Em votação na noite desta segunda-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Olegário, na Região Noroeste de Minas Gerais, aprovaram o Pedido de Providência 037/2012, que solicita a construção de uma estátua em tamanho real do cantor sertanejo Gusttavo Lima, de apenas 22 anos, em local ainda a ser definido na cidade de pouco mais de 18 mil habitantes.

Apresentada inicialmente como Projeto de Lei, a proposta do vereador Antônio Camargos Neto, o Tôe Camargos (PV), foi barrada em seu formato original por ser considerada inconstitucional, já que previa gastos para a administração municipal, desconsiderando o princípio de respeito entre os poderes. No entanto, com seis votos favoráveis e apenas dois contra, foi aprovado o Pedido de Providência para que a prefeitura encaminhe "a construção de uma estátua de corpo inteiro" do cantor, em "razão do relevante serviço público que tem prestado à terra", com a divulgação da cidade em nível internacional.

De acordo com vereador autor do projeto, a homenagem é justa porque o cantor sempre cita sua origem durante as apresentações, divulgando o nome do município. "Presidente Olegário não vai somar mais nada na vida dele, mas ele faz questão de falar que é filho de Presidente Olegário. Eu não o conheço pessoalmente, mas me identifico muito com o Gusttavo, porque nós que gostamos desta cidade nos comportamos assim, não temos vergonha de falar que somos filhos dela", explicou Tôe Camargos durante a sessão. "É um bairrista", resumiu o parlamentar.

O que os vereadores dizem

Questionado sobre a necessidade do Pedido de Providência para a realização da homenagem, o presidente da Câmara, Sezo Olimpio da Silva, o César do Chiboca (PTC), lembrou que a obra será em terreno público, justificando a votação da proposta pela casa.

Ronaldo Gustavo (DEM) e Januário Dentista (PV) se mostraram a favor da homenagem ao cantor, mas se posicionaram contra os gastos serem bancados pelo dinheiro da cidade. "Só aprovo porque não vai onerar os cofres públicos", ponderou o democrata durante a sessão.

Quem também defendeu o pedido foi a vereadora Zélia Queiroz (DEM), que se declarou fã do músico. "Homenagear Gusttavo lima é homenagear a população jovem de Presidente Olegário", disse.

Homenagem em vida

Outro questionamento na sessão diz respeito à possibilidade de se homenagear pessoas em vida com monumentos públicos. De acordo com o vereador Geraldo Professor (PP), a única restrição está relacionada aos nomes de rua. "Com nomes em logradouros públicos podemos homenagear apenas pessoas falecidas, mas nesse caso não há nada na Lei Orgânica que impossibilite", explicou.

Relação com Patos de Minas

Durante a sessão desta segunda-feira, Tôe Camargos lembrou que muitos cidadãos olegarenses, ao fazerem sucesso em outras cidades, preferem se identificar como naturais de Patos de Minas (cidade vizinha de 140 mil habitantes). "Não vamos deixar outra cidade roubar a paternidade de nosso filho", sugeriu o vereador.

 Curiosamente, Gusttavo Lima foi criado na vizinha maior, onde sempre teve uma relação "menos íntima", por não ter conseguido muitas oportunidades no começo da carreira. Durante o Sertanejo Pop Festival do último ano, em Belo Horizonte, ele brincou ao revelar o motivo de gravar um DVD em Patos de Minas: "um tapa de luvas".

Mais sobre Gusttavo Lima

Nascido em Presidente Olegário, Nivaldo Batista Lima - o Gusttavo Lima - é um dos principais nomes do sertanejo universitário na atualidade. Com o sucesso "Balada", mais conhecido como "Tche tchererê", o jovem segue os passos de outro cantor do gênero - Michel Teló - e já aparece entre os artistas líderes em downloads pelo iTunes em países como a Bélgica, Holanda, Suiça e Luxemburgo. Também ficaram famosas na voz do cantor as faixas "Cabelo cor de ouro" e "Inventor dos amores".

Gusttavo Lima já foi homenageado pela Câmara de Presidente Olegário no ano passado, quando recebeu uma placa dos vereadores pelo sucesso em todo Brasil. No último 01 de maio, ele participou da festa dos trabalhadores na cidade.



Fonte: http://www.dnonline.com.br