Paginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ceará: Operação captura 11 em Horizonte.

Entre os acusados que foram detidos está um homem apontado como ´chefão´ do tráfico e mandante de 10 mortes

Uma operação desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), resultou, ontem, na prisão de oito pessoas, na cidade de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Todas elas, segundo o delegado de Polícia Civil daquela cidade, Ricardo Romagnoli, têm envolvimento com o tráfico de drogas e cerca de dez crimes de morte.
Os acusados de envolvimento nos crimes foram todos conduzidos para a Delegacia de Horizonte. Alguns foram apanhados em flagrante delito. Outros tiveram prisão temporária ou preventiva decretada pela Justiça local fotos: Helene Santos


Um dos presos é Luciano Pereira da Silva, 29, mais conhecido por ´Nino´. Segundo a Polícia, ele é o "chefão" do tráfico em Horizonte, Pacajus e Itaitinga. Contra ele, pesam ainda suspeitas de ter mandado matar traficantes rivais e usuários inadimplentes. "Uma das vítimas morreu porque devia apenas 10 reais a ele", disse Romagnoli.

Apoio

A operação da SSPDS, sob a coordenação do coronel PM Carlos Ribeiro e do delegado Andrade Júnior, ambos da Copol, teve apoio da Polícia Militar. O major Antônio Carlos Macedo, comandante da 5ª Companhia do 1ºBPM (Pacajus), disse que 44 policiais militares participaram das diligências. "Não foram só os policiais da companhia que estiveram nas ações. Contamos também com o apoio do BPChoque, Canil e Ronda", frisou.


Armas de fogo, como revólveres e pistolas; drogas, munição, telefones celulares e dinheiro oriundo da venda de crack e maconha foram parar na mesa do delegado como fruto do cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão


Inspetores da Delegacia Municipal de Horizonte e os policiais militares, durante a madrugada de ontem, estiveram reunidos na sede da SSPDS, na Capital cearense. Por volta de 4 horas, foi iniciada a operação para cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão.

Armas e drogas

Onze pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia, além de terem sido apreendidas 150 gramas de cocaína, uma pistola de calibre 380, um revólver de calibre 38, munições, 19 celulares, relógios, cerca de R$ 5 mil em cédulas e moedas e cartões bancários. Ao final, seis homens e duas mulheres permaneceram detidos. O delegado Ricardo Romagnoli lembrou que três pessoas foram autuadas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de armas e munições, além do crime de receptação. Um carro de passeio e uma motocicleta foram apreendidos.


Delegado Ricardo Romagnoli comandou as diligências para a prisão dos suspeitos. Ele está presidindo vários inquéritos que apuram uma sequência de mortes violentas no Município de Horizonte e cidades próximas, determinadas pelos traficantes


Além de ´Nino´, foram presas as seguintes pessoas, Francileudo Pereira da Silva, 19, irmão do chefe da quadrilha; Aloísio Pereira da Silva, 20; Dárlison Davis Souza Saraiva, Célia Bezerra da Rocha, 39; Francisco Sérgio Cabral de Souza, 23; Antônio José Alencar de Oliveira, 26; e Tamara Matias da Silva.

A Polícia aprofunda as investigações em torno dos crimes de morte que vinham sendo praticados em Horizontes e cidades próximas em decorrência da disputa de território entre os traficantes e os assassinatos de usuários que estavam em dívida no comércio de entorpecentes.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra, que havia determinado a operação, considerou que ´baixas´ importantes no crime foram registradas com o cerco de ontem em Horizonte.

NÚMERO

5 mil reais foram apreendidos em poder dos traficantes de drogas. O dinheiro é produto da venda de crack e maconha, além de roubo de veículos, receptação e assaltos

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1170372