Os cursos gratuitos de setembro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), iniciativa do Sistema Fecomércio/RN por meio do SESC, já estão com inscrições abertas. Até dia 10 de agosto, os interessados podem se candidatar às 850 vagas disponíveis.
São 44 opções de cursos nas áreas de culinária, beleza, artesanato e administração, distribuídos nas cidades de Caicó, São Paulo do Potengi, Mossoró, Natal e Macaíba. O edital está disponível no site do SESC: www.sescrn.com.br
Na área da culinária, os alunos aprendem a fazer petiscos para festas que podem dar aquela força no orçamento mensal, como, por exemplo, os cursos de bolos artísticos, de doces e salgados e de tortas doces e salgadas. No âmbito administrativo, serão ofertadas noções de gestão financeira, auxiliar financeiro e de contabilidade. Já os cursos de artes manuais ensinam técnicas para produzir almofadas e carteiras decoradas, por exemplo. Além disso, serão ministrados cursos de manicure, corte e escova.
De abril a junho deste ano, o PCG realizou mais de 100 cursos. A expectativa é de que, até dezembro, cerca de 900 pessoas participem dos cursos do programa do SESC.
Sobre as inscrições
Após o período de inscrição ocorre o processo seletivo, que leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. A lista com os aprovados é divulgada no site do SESC (www.sescrn.com.br).
Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas, cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. Todas as informações e o edital do PCG estão disponíveis no site do SESC. Para efetuar a inscrição, é necessário ir à unidade SESC onde será ministrado o curso, das 8h às 18h.
No ato da inscrição, é preciso levar os seguintes documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.
Fonte: http://www.dnonline.com.br