Paginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Secretário de Justiça e Cidadania quer informatizar o controle de presos

Kércio Pinto se reuniu com membros da Coape e diretores de unidades.

O atual Secretário Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Kércio Pinto, informou que uma das suas metas à frente da pasta é informatizar o sistema de cadastro de presos no Estado. O titular da Sejuc esteve reunido com membros da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) e diretores de unidades para debater o assunto.
De acordo com Kércio Pinto, é preciso implantar programas de informática que permitam o controle efetivo de presos e processos, o que possibilitará, inclusive, maior rodizio de detentos nas unidades, tendo em vista que muitos deles perdem prazos e audiências e acabam ficando mais tempo nos presídios.
Outra necessidade da informatização é para saber quais presos estão em cada unidade. Na maior fuga da história da penitenciária de Alcaçuz, quando pelo menos 41 detentos escaparam, a direção daquela unidade chegou a declarar que não sabia exatamente quantos presos fugiram nem as identidades deles, tendo em vista que os cadastros estavam desatualizados.
Durante a reunião desta terça-feira, o secretário Kércio Pinto comentou ainda que pretende viabilizar a construção de novas cadeias no Rio Grande do Norte, bem como adquirir viaturas para transporte de presos. "Estamos trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços prestados tanto para os servidores quanto para os presos e seus familiares", declarou o secretário de Justiça e Cidadania.
Ele informou ainda que esse tipo de reunião com os integrantes do Sistema Penitenciário será constante. "Para administrar é necessário um contato permanente com os diretores. Essas reuniões vão possibilitar que nossa administração seja mais próxima nos municípios onde temos penitenciárias", disse.