Paginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Polícia Militar mata adolescente que reagiu durante abordagem no Planalto.

Viatura que foi alvejada na madrugada do último sábado.

Ivison Quirino era suspeito de ter atirado contra viatura do 9º Batalhão.

Uma abordagem policial, na tarde deste domingo (11), no bairro do Planalto, resultou na morte de um adolescente de 17 anos. Ivison Quirino de Araújo estava na companhia de outro jovem em uma moto Traxx. Os dois, de acordo com informações repassadas por policiais do 9º Batalhão da PM, eram suspeitos de serem os autores dos disparos contra uma viatura policial, na madrugada do último sábado (10).

A dupla teria tentado fugir dos policiais atirado, o que provocou um revide. Durante a troca de tiros, Ivison Quirino acabou sendo alvejado no tórax. A mãe dele, Maria Jailda Quirino, rebate as acusações e afirma que seu filho foi morto covardemente. A mulher conta que o filho morreu na rua de casa. “Quando cheguei ao local meu filho estava vivo e me garantiu que não correu e nem atirou contra os policiais”, afirmou Maria Jailda.

De acordo com a Polícia Militar, a viatura de número 921 estava circulando pelo bairro do Planalto, ocupada pelo cabo Ednaldo e os soldados Galvão e Valdemir. Os três faziam diligências para tentar localizar os suspeitos de atirarem contra outra viatura, na madrugada do sábado, próximo à Favela do Detran.

Em declaração dada aos agentes da Delegacia de Plantão da Zona Sul, os policiais contaram que estavam no conjunto Santa Clara, no Planalto, quando se depararam com os dois suspeitos na moto Traxx. Um deles teria sido identificado como William do Detran. Na versão dos policiais militares, eles tentaram abordar a dupla, mas os acusados começaram a correr e atirar.

“Os policiais tinham abordado meu filho ainda próximo ao Detran e viram que não tinha nada. Mesmo assim, passaram a segui-lo e acabaram atirando nele na porta de casa. Todo mundo que estava na rua viu que não teve tiroteio nenhum”, destaca a mulher em meio as lágrimas. Maria Jailda desafiou os policiais a mostrarem a arma que o filho dela supostamente estava usando.

“Eu reconheço que ele já teve uma passagem na polícia por tráfico de drogas. Mas estava cumprindo liberdade assistida. Ele não estava com arma nem com droga. Se os policiais estão dizendo que ele atirou contra a viatura porque não mostram a arma”, completou. Ivison Quirino também era usuário de maconha, de acordo com Maria Jailda Quirino.