Paginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto visa à ressocialização

Clique para Ampliar


O objetivo do programa é promover a ressocialização e a recuperação dos adolescentes internos

O Centro Socioeducativo do Passaré recebeu, na manhã de ontem, o lançamento oficial do projeto "Um Novo Olhar", um programa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que tem como objetivo reunir num mesmo ambiente cultura, esporte, religião, e capacitação profissional.

De acordo com o coordenador do projeto, Michel Linz, a ideia é trazer inovação e grandes mudanças para o centro educativo, mostrando algo que mude o olhar não apenas dos internos, mas também dos profissionais envolvidos e da sociedade. "Este é um programa pioneiro em todo o país", afirma.

A partir do "Um Novo Olhar", a unidade está recebendo oficinas de capacitação profissional, aulas de teatro, hip hop, discotecagem, aerografia, capoeira, música, e atividades esportivas como futsal e basquete. Além dos cursos ofertados, a unidade conta ainda com uma biblioteca viva, um espaço multiuso, onde os jovens aprendem a fazer teatro de fantoches, e uma estação de rádio onde é apresentado o programa "Café com Deus", desenvolvendo também a religião nos menores.

De acordo com o Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, "Um Novo Olhar" é capaz de promover a ressocialização e a recuperação dos internos, fazendo com que os garotos tenham uma nova visão do mundo. "Eles serão capazes de dar a sua contribuição para a sociedade", ressalta.

A Promotora da 5º Promotoria da Infância e Juventude das Medidas Socioeducativas, Fátima Valente, avalia de forma positiva o trabalho realizado. Segundo ela, o programa é bem específico por trabalhar a parte social e artística dos meninos. "Ele faz o adolescente se sentir útil, importante na sociedade, é um novo olhar para estes jovens", comenta.

O garoto Robson (nome fictício), de 15 anos, que está no Centro Socioeducativo do Passaré, diz que após o início do projeto os jovens ficaram bem mais tranquilos. Segundo ele, suas atividades preferidas são o futebol e o rádio.

Existem, atualmente, 14 centros socioeducativos espalhados pelo Ceará. Segundo Evandro Leitão, o primeiro a receber o programa foi o Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider (Cecal), onde já é possível encontrar um ambiente mais saudável. Ainda de acordo com ele, o objetivo é implantar o projeto em todas as unidades até o final do Governo Cid Gomes.