Na tarde desta quarta-feira (14/03/2012), dois detentos do Presídio Provisório de Caraúbas, “Promotor de Justiça Manoel Alves Pessoa Neto”, fugiram utilizando-se de uma Tereza (corda feita por lençóis).
Eles estavam na área de sol da cadeia publica, e na hora da visita, um policial militar, que estava em uma das guaritas, observou a movimentação estranha.
Ainda segundo o policial, os outros presos que estavam no pátio jogaram pedras na guarita em uma tentativa de distrair o policial. Uma das janelas da guarita foi atingida e teve parte da vidraça quebrada.
Dois detentos conseguiram escalar o muro do presídio, fazendo uso da Tereza, e fugiram. Quando o policial percebeu os dois presos já estavam fora da cadeia e não obedeceram ao comando de parar, e por isso foram efetuados vários disparos. Francisco Josivan Aguiar Freitas, 25 anos, natural de pau dos ferros, foi alvejado e ficou caído no matagal até a chegada do socorro medico, mas não resistiu os ferimentos e morreu antes mesmo de chegar ao hospital da cidade. Já Jarbas Benedito da Silva, que logo após pular o muro tomou uma moto de assalto e depois abandonou o veículo a poucos quilômetros do presídio, foi recapturado no inicio da noite.
FRANCISCO JOSIVAN AGUIAR FREITAS (morto na tentativa de fuga)
Foto de Jarbas no momento que foi recapturado |
Segundo informações do Cap. Carvalho, comandante 3ª Companhia de Policia Militar, com sede na cidade de Caraubas, e que comandava a operação, Jarbas estava muito cansado e quando percebeu a presença dos policias tentou se refugiar dentro de uma residência. O mesmo não reagiu à prisão. Jarbas já se encontra recolhido no presídio de caraubas /RN.