Paginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Paulo Maurício serviu de inspiração para Chico Anysio criar o personagem Azambuja

 Clique para Ampliar

Azambuja

´Tô contigo e não abro´


Ex-atleta que inspirou Chico Anysio a criar o Azambuja atuou em quatro times que marcaram o humorista

Clique para Ampliar
Paulo Maurício 

Cercado por monólitos e mais uma vez dirigindo a equipe do Quixadá, está um personagem do mestre Chico Anysio. É o técnico Paulo Maurício, que serviu de inspiração para o humorista cearense criar o personagem Azambuja, um malandro carioca, que fora jogador de futebol (na ficção, do Bonsucesso/RJ, na vida real, do América/RJ) e sambista. Com o seu bordão mais conhecido: "tô contigo e não abro", Paulo Maurício Azambuja divertia a todos.

Já Paulo Maurício de Oliveira, carioca do bairro Meyer, hoje com 60 anos, é aquele tipo que fala muito, gesticula e sempre tem histórias para contar, mais ou menos como fazia quando Chico o via em campo pelo América. "Ele frequentava os treinos no Andaraí e conversava muito com os jogadores. Na época, pela década de 1970, ele torcia pelo América. Depois, mudou para o Vasco. Então, ele me conheceu e passou a me chamar de Paulo Maurício Azambuja. A princípio, não entendi. Mas, o personagem surgiu daí", confirmou o treinador, que, depois da passagem pelo "Diabo", esteve no Vasco e no Ferroviário - campeão cearense em 1979 -, dois times do coração de Chico. Mas antes havia passado pelo Botafogo, onde jogou com o meia Gérson.

Caracterização

Azambuja, vivido por Chico, sempre estava maquinando algum novo trambique ao lado de seu amigo Linguiça (Wilson Grey). Outro personagem do quadro era a mãe de Azambuja, Dona Lupicínia (Haydée Fernandes), que o tratava pelo nome: Paulo Maurício. O técnico do Quixadá acredita que tenha sido a caracterização de sua mãe, que também assistia aos treinos. Dona Araci de Souza Oliveira acompanhava o filho a contar piadas e histórias para o elenco do América. À época, Chico fazia parte da plateia e dali criou o personagem, no entender de Paulo.

"Ainda no Rio, o Chico Anysio me disse que iria criar esse personagem e, recentemente, quando ele ainda estava com saúde, encontrei com ele em Maranguape e ele me confirmou a história, depois de se mostrar surpreso ao me ver dirigir o time de sua terra natal, o Maranguape", disse.

PROTAGONISTA

Ex-craque, ex-sambista e trambiqueiro
"Paulo Maurício Azambuja é um dos 209 personagens de Chico Anysio. Criado para o programa Fantástico, em 1975, o personagem ganhou vida própria em seguida
Azambuja
Personagem de Chico Anysio