Paginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Comandante do PROERD RN Diz: "Tenho muita sede de ajudar"

Tenente Ceronel Margarida Brandão
Tenente Ceronel Margarida Brandão


Confesso que logo no início da entrevista já me emocionei. De repente estava conversando com uma policial militar que fugia completamente ao perfil de uma policial militar. Uma pessoa carismática, uma mulher que se emociona ao falar do trabalho social que realiza a partir da própria Polícia Militar, um ser humano que contagia no seu trabalho de atuar diretamente com crianças e jovens em uma grande missão: alertar e prevenir contra as drogas. Quando ingressou na Polícia Militar, a hoje Tenente Coronel Margarida Brandão Fernandes de Araújo, não imaginava que seu trabalho fosse dar uma nova e determinante guinada. De repente com um convite para atuar no Programa Educacional de Erradicação de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) ela começou a desenvolver um trabalho social que entraria na história não apenas do Estado, mas na própria história de milhares de jovens. 

Dez anos depois do início do trabalho no Proerd, coronel Margarida é hoje a comandante da Companhia Proerd. Comanda cerca de 240 policiais militares. Já contabiliza mais de 200 mil jovens que foram atendidos com o trabalho do Proerd. O que seria apenas um projeto ganhou novos rumos e se tornou muito mais amplo. Hoje a Companhia Proerd contempla o trabalho nas escolas e o Ronda na Escola, onde circula as escolas, além também da ação de inteligência. Ao falar do Proerd coronel Margarida não tem dúvidas: "é um filho". Relacionar o Proerd com a própria família é natural para a coronel, afinal é no programa onde estão o marido dela, o major Artur, e o irmão. Mas o trabalho de coronel Margarida não fica restrito ao Proerd. Pelo contrário, as ações da Polícia Militar integradas a sociedade são muitas já contabilizadas pela coronel. "Estou feliz no que estou fazendo e cada diz que passa me realizo mais, pelos depoimentos, pelo sorriso da criança. Você não tem noção o que é chegar em uma comunidade que nunca teve oportunidade de ver um helicóptero ou de receber uma informação e a gente colaborar através da palavra, do afeto, do amor, do carinho, o social mexe muito com o coração. Você não vê as obras sociais, mas você sente", destaca.

A convidada de hoje do 3 por 4 é uma policial militar carismática, uma coronel que comanda não com o poder, mas com a liderança que adquiriu junto a sua tropa, uma mulher sensível, uma pessoa empolgada com o seu trabalho social; um ser humano apaixonado pelo que faz e empolgada a novos desafios em prol dos jovens. 

Com vocês, coronel Margarida Brandão: