Paginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PM e assaltante morrem em tiroteio no Interior do Ceara.

Clique para Ampliar
Um helicóptero da Ciopaer foi a Cariré tentar socorrer o PM, mas ele não resistiu 

 

O bandido era foragido da Justiça e disparou sua pistola contra os militares ao perceber que seria abordado.

Clique para Ampliar




Um policial militar e um assaltante tombaram mortos, no começo da tarde de ontem, durante uma tentativa de prisão seguida de confronto em uma estrada de terra na zona rural do Município de Groaíras, na Zona Norte do Estado (a 273Km de Fortaleza). O sargento PM Luiz Carlos de Miranda, destacado no 3º BPM (Sobral), foi atingido com um tiro de pistola calibre 380 na axila e morreu no hospital.

O confronto ocorreu por volta das 13h30 quando uma patrulha do destacamento de Groaíras tentou abordar uma motocicleta suspeita na estrada que liga aquele Município à vizinha cidade de Cariré. A patrulha era formada pelos sargentos J. Almir e Miranda, além dos soldados Dantas e Henrique.

Ao perceber que os policiais iriam abordá-lo, o homem que trafegava na moto vermelha sacou a pistola e passou a atirar contra os PMs. O sargento Miranda foi, então, baleado. O suspeito também foi atingido por vários disparos e morreu no local do confronto.

Bandido

Só com o fim do tiroteio, os policiais militares descobriram quem era o criminoso. Tratava-se de um fugitivo da Justiça e acusado de comandar assaltos nas estradas que ligam os Municípios de Groairas, Santa Quitéria, Varjota e Cariré. Seu nome era Luciano fernando de Oliveira, o ´Luciano Cariré´, integrante de uma quadrilha cujo cabeça é o assaltante conhecido como ´Edivar do Sangradouro´.

Ao grupo são atribuídos ataques a ônibus e caminhões nas estradas que cortam aquela região da Zona Norte do Ceará.

´Luciano Cariré´ era procurado há vários meses naquela região. Segundo a Assessoria de Comunicação do Comando Geral da PM, em Fortaleza, contra o acusado havia, pelo menos, quatro mandados de prisão preventiva. Ele era fugitivo da cadeia pública de Cariré.

Ao tomar conhecimento do fato, o Comando-Geral determinou que um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) se deslocasse imediatamente para Cariré com o objetivo de socorrer o militar ferido. Mas, quando a aeronave pousou naquela cidade a tripulação foi informada de que o colega de farda já havia falecido no hospital local.

Baixas

Este foi o primeiro caso de morte de policial militar cearense em serviço, em 2012. No ano passado, 16 foram assassinados no Ceará, mas apenas um estava de serviço. O caso ocorreu durante um assalto a banco na cidade de Jaguaribara. Outro militar, do Ronda, morreu ao ser assaltado quando ia entrar de serviço. Em 2010, foram 14 PMs mortos.