Paginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PM terá efetivo de 1.500 policiais por noite do Carnatal 2011

Coronel Alves, comandante do CPM

 

O Carnatal 2011 contará com um grande efetivo da Polícia Militar, que pretende garantir a segurança dos foliões durante os quatro dias de festa. Por noite, serão 1.500 policiais fazendo patrulhamento no corredor principal, mas também nas ruas que dão acesso ao circuito da folia.


De acordo com o Comando de Policiamento Metropolitano, a preocupação aumentou neste ano, tendo em vista que o número de camarotes diminui em aproximadamente 200 unidades e, além disso, a arquibancada não foi levantada. Com isso, a quantidade de pessoas circulando a pé na área do Carnatal deve aumentar consideravelmente.

Pensando nisso, a Polícia Militar adaptou o seu planejamento para o evento. O comandante do CPM, coronel Wellington Alves, informou que a maioria dos policiais ficará em patrulhamento a pé. “Vamos fazer um remanejamento estratégico, principalmente, na avenida Prudente de Morais que, ao contrário do ano passado, concentrará o maior número de pessoas, por ser o corredor principal”, disse.

Neste ano, a PM montou 20 torres de observação ao longo de todo o circuito. Nelas, os policiais ficam observando a movimentação e diante de qualquer alteração ou ocorrência, aciona imediatamente outras equipes para intervenção. “Teremos o Batalhão de Operações Especiais e o Batalhão de Choque prontos para apoiar esse tipo de ação”, destaca coronel Alves.

Além dessas duas companhias, a Polícia Militar terá também suporte da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e Cavalaria, principalmente, nas áreas de estacionamento. “Essa é outra preocupação nossa, tendo em vista que a quantidade de estacionamento deve ser reduzida. Então pedimos a colaboração dos foliões que evitem ao máximo se deslocarem de carro para o Carnatal. Façam isso de táxi, ônibus ou em grupos”.

Coronel Wellington Alves lembra ainda que as pessoas evitem ostentar dinheiro, jóias valiosas ou celulares caros durante o trajeto dos blocos. O oficial da Polícia Militar afirma também que cerca de 20 câmeras foram instaladas na área do Carnatal e a inteligência da PM fará monitoramento em tempo integral.

Neste ano, a base da PM e da Polícia Civil será na Escola Estadual Regulo Tinoco. Antes, o ponto de apoio principal era o Machadinho, que foi demolido para construção do estádio Arena das Dunas. “Também vamos usar como ponto estratégico o Complexo Tático Operacional, onde funciona a sede do Batalhão de Choque, na Nascimento de Castro”, completa coronel Alves. 



Fonte: http://portalbo.com/materia/PM-tera-efetivo-de-1500-policiais-por-noite-do-Carnatal-2011