Lourival Mendes, Deputado federal pelo PtdoB do MA: Estamos criando um embaraço jurídico muito grande e uma instabilidade. |
O deputado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA) é fervoroso na defesa da sua proposição. Ele quer ver o Ministério Público afastado da condução de investigações no Brasil. Delegado da Polícia Civil de carreira no Maranhão, deu iniciativa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011.
Lourival quer institucionalizar a polícia judiciária - polícias Civil e Federal - como exclusiva na condução de investigação de infrações penais. Para ele, o MP não cumpre a sua tarefa, que é de fiscalizar, e ainda quer "usurpar a função dos delegados". Sobre o assunto, que causou polêmica no Rio Grande do Norte durante a semana passada, o deputado não tem dúvidas. "Temos que afastar o MP das investigações. Eles querem fazer barba, cabelo e bigode. Quer apurar, processar e dar a sentença. Mas na verdade não conseguem nem fiscalizar o cumprimento da lei, que é a sua atribuição constitucional".
Perguntado sobre a influência do Estado nas investigações conduzidas pela Polícia Civil, Lourival levantou a voz, gesticulou e opinou: "Não existe essa história de Governo mandar em delegado. Não existe isso". Para ele, a polícia carrega consigo o descrédito da população em razão do período de ditadura. Mas que isso não pode impedir a luta por direitos. Durante a tarde de ontem, enquanto o deputado esteve em Natal a convite da Associação dos Delegados do RN(Adepol), ele concedeu entrevista exclusiva à TRIBUNA DO NORTE. Confira a seguir a opinião do homem que quer ver o MP longe da condução de inquéritos: