Paginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Caraúbas será base do Bope no Oeste

Imagem ilustrativa 


O comandante Túlio César, do II Batalhão de Polícia Militar, de Mossoró, assegurou ao capitão PM Carvalho que a base do Bope (Operação Sertão Seguro) no Oeste do Rio Grande do Norte será no município de Caraúbas. O novo comandante da PM em Caraúbas destacou que de imediato o comandante geral da PM, coronel PM Francisco Araújo, já determinou que os policiais do Sertão Seguro permanecessem em Caraúbas, assegurando segurança à população de 20 mil habitantes, que vivenciou cenas de terror na manhã de segunda-feira, 14.

As medidas imediatas foram anunciadas ontem, durante reunião convocada pela juíza Daniella Rosado na sede da Promotoria de Justiça de Caraúbas. O promotor Flávio Côrte recebeu em seu gabinete, além do capitão PM Carvalho, representantes do comércio, da Maçonaria, da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, Banco do Brasil, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e o novo delegado titular da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), Odilon Teodósio, que deixa a Dnarc em Natal para organizar a segurança no Oeste.

O depoimento do professor Roberto Vieira Pordeus foi o que mais preocupou. Segundo ele, se o Estado deixar a cidade de Caraúbas sem policiais e a violência retornar, ele não descarta a possibilidade de haver um esvaziamento do campus da Ufersa em Caraúbas. "Qual pai vai deixar seu filho ir estudar numa cidade com marca de violência? Tenho certeza que essas ações que estão sendo adotadas serão cruciais até para o processo de implantação e consolidação do campus da Ufersa", diz Roberto Vieira.

Durante a reunião, as autoridades decidiram instalar câmeras na cidade, assim como já existe em Mossoró e Natal. O mesmo engenheiro que projetou as câmeras para Mossoró farão um levantamento para Caraúbas, com previsão de custos. Este levantamento, segundo o capitão Carvalho, deverá ser concluído ainda nesta semana. Também foi solicitado um levantamento de custos para adequar a estrutura da PM para acomodar o Bope em Caraúbas. 

Na próxima segunda-feira, 21, o promotor Flávio Côrte vai se reunir com o prefeito Ademar Ferreira e a Comissão pela Paz de Caraúbas para analisar como investir na estrutura de câmeras, que será controlada pela PM, e a reforma dos prédios, bem como ajuda de custos para manter o funcionamento de segurança pública na cidade. 

Ainda durante a reunião, o capitão Carvalho foi indagado de onde iriam surgir policiais para ele formar uma equipe de patrulhamento da cidade com 16 homens. Carvalho explicou que na Cadeia Pública de Caraúbas existem 40 PMs trabalhando e que ele vai propor ao secretário de Segurança, Aldair Rocha, e ao comandante geral da PM, Araújo, substituir 16 desses homens por agentes penitenciários. "Aí o próprio Bope vai treinar esses homens para atuar no policiamento ostensivo", explica Carvalho, que também fará ajuste de horários.

Da parte da Polícia Civil, o delegado Odilon Teodósio disse que vai auxiliar pessoalmente nas investigações do atentado à cidade de Caraúbas ocorrido na segunda-feira. A investigação está sendo presidida pelo delegado da regional de Patu, Getúlio Medeiros. "Meus agentes já estão nas ruas confirmando informações. Já solicitamos perícias no veículo apreendido e vamos agora usar todo o trabalho possível de inteligência para elucidar não só esse crime, mas outros que estejam acontecendo na região Oeste. Amanhã vou passar o dia inteiro aqui em Caraúbas trabalhando nesse caso", diz Odilon Teodósio.

O secretário de Governo da Prefeitura, Francisco Varela, e o presidente da Câmara, Vinícius Amorim, lembraram ao promotor Flávio Côrte e à juíza Daniela Rosado, que aprovaram na Câmara Municipal a doação de um terreno para se construir uma delegacia regional em Caraúbas. Odilon Teodósio disse que tem conhecimento do projeto para esta delegacia regional em Caraúbas, outra em Assú e uma terceira em Lajes, mas que esse investimento carece de dotação orçamentária no Governo do Estado.

Daniela Rosado e Flávio Côrte avaliaram como positiva a reunião, pois demonstra um interesse claro da sociedade caraubense em pôr um fim à violência. A juíza disse que determinou, liminarmente, a pedido do promotor, que o Estado destine para Caraúbas, em caráter de urgência, um delegado, um escrivão e agentes civis. "Mas não é para ficar atuando em substituição em outras comarcas. É exclusivo para Caraúbas", explica Daniella Rosado, que espera sensibilidade por parte do Governo do Estado no atendimento da determinação.