Paginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bombeiros reforçam prevenção para garantir segurança no Carnatal 2011

Cerca de 70 militares da corporação estarão distribuídos em pontos estratégicos para garantir a proteção contra incêndio e controle de pânico.

Por Redação
Foto: Divulgação
*Fonte: CBM/RN

Durante a 21ª edição do Carnatal, que ocorrerá no período de 1º a 4 de dezembro de 2011, na capital potiguar, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) contará com um posto de comando, de plantão, no local do evento, montado na via marginal da avenida Prudente de Morais, no trecho compreendido entre a avenida Jerônimo Câmara e a rua Angicos. Além disso, cerca de 70 militares da corporação estarão distribuídos em pontos estratégicos para garantir a proteção contra incêndio e controle de pânico.
O projeto de Proteção Contra Incêndio e Pânico da estrutura principal do evento, (camarotes e arquibancadas), foi apresentado, antecipadamente, pela organização da festa à Diretoria de Engenharia e Operações da instituição, através do Serviço Técnico de Engenharia (SERTEN), estando projeto arquitetônico da estrutura em fase de analise pelos técnicos habilitados da Corporação.

“Durante os dias que antecedem a folia, os Bombeiros que atuam no SERTEN estarão realizando vistorias permanentes na montagem da estrutura a fim de auxiliar os organizadores do evento e proporcionar uma festa mais segura a população. Estas vistorias servem para comparar o que está descrito no projeto com o que está sendo montado de fato”, disse o Major Marcos Carvalho, Comandante do SERTEN.

Durante as vistorias, os bombeiros se antecipam, também, nos esclarecimentos aos donos de camarotes ou arquibancadas particulares que ficam montadas ao redor do corredor da folia, tais como, no percurso das avenidas Romualdo Galvão, Amintas Barros e Prudente de Morais, no Carnatal. De acordo com a assessoria de comunicação social do CBMRN, alguns proprietários destas estruturas, montadas em cima da hora, já estão sendo notificados pelos bombeiros a comparecer na corporação para se regularizarem.

Os interessados em montar estruturas “alternativas” devem procurar o Corpo de Bombeiros com a máxima antecedência, para evitar transtornos e até interdições. Os profissionais do Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros do RN (SERTEN) estão buscando esclarecer os empresários e foliões sobre o Código Estadual de Combate à Incêndio e Controle de Pânico referente a este tipo de evento e estrutura.

"Considerando a necessidade de estabelecer as condições mínimas necessárias à realização de eventos temporários no Estado do Rio Grande do Norte e que os organizadores são os responsáveis diretos pelas providências indispensáveis à segurança do público sob pena de responderem ações cíveis e penais, cabe a Corporação estabelecer os critérios mais efetivos para garantir à segurança do funcionamento dos locais destinados a realização dos eventos temporários, bem como garantir a incolumidade física do público freqüentador dos locais onde são realizados os eventos temporários", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante do CBMRN.

Entre as ações desempenhadas pelos bombeiros durante o evento, caberá a instituição realizar atividades preventivas nos aspectos relacionados à prevenção contra incêndio, salvamento e controle de pânico; atuar no combate a incêndio através do emprego de pessoal e equipamentos especializados; verificar condições de acesso, funcionamento e sinalização dos extintores de incêndio, abertura das saídas de emergência, condições das instalações elétricas e uso de equipamentos compatíveis, condições de sustentação da estrutura metálica e peças de madeira de lastro e pavimento e fiscalizar utilização de equipamentos e artefatos capazes de gerar fonte de calor que ofereça risco de incêndio.