Paginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Governo vai convocar policiais civis para suprir vagas de aposentados

Governadora Rosalba Ciarlini fez o anúncio, mas não estabeleceu data.

Por Thyago Macedo
Foto: Thyago Macedo

A governadora Rosalba Ciarlini afirmou ao Portal BO que seu governo pretende convocar novos policiais civis para ocupar as vagas de servidores da Polícia Civil que já se aposentaram ou morreram desde o último concurso. Para isso, no entanto, ela não apresentou uma data certa.

De acordo com Rosalba, a demora na convocação dos aprovados aconteceu em virtude de ela ter encontrado o governo com as contas acima da lei de responsabilidade fiscal. “Hoje, nós ainda não saímos do limite prudencial. Mesmo assim, fizemos uma consulta ao Tribunal de Contas e fomos informados que podemos contratar novos servidos apenas em forma de substituição aqueles que se aposentaram ou faleceram”, frisou.

A governadora do RN disse que está sendo feito um levantamento para saber quantas vagas foram abertas na Polícia Civil desde o último concurso, há mais de dez anos, e, inicialmente, serão convocados policiais para preencher essas funções.

Rosalba Ciarlini rebateu as críticas que seu governo vem sofrendo no campo da Segurança Pública, já que o Rio Grande do Norte foi apontando como o estado que menos fez investimentos nesse setor ao longo deste ano. Ela declarou que a segurança tem prioridade no seu governo, mas as dificuldades impõem barreiras.

“Peguei a casa desarrumada e estamos conseguindo colocar em ordem. Vocês lembram que no início do governo o Itep [Instituto Técnico-Científico de Polícia] foi notícia nacional pelas condições precárias em que se encontrava, faltando objetos básicos para o seu funcionamento, como uma geladeira moderna. Pois bem estamos investindo naquele órgão como nunca foi feito”, disse.

Rosalba frisou que o órgão está sendo totalmente reestruturado tanto no departamento de criminalística quanto no setor de identificação. “Iniciamos também a reestruturação das delegacias, começando com 15 unidades que passarão por reforma nos próximos dias. Sabemos que ainda não estamos fazendo tanto quanto é preciso, mas é o que podemos realizar neste momento”, justificou.

A governadora lembrou que além do policiamento ostensivo e investigativo, os governantes precisam investir na prevenção. Por isso ela citou como exemplo o Programa Educacional de Resistência às Drogas. Rosalba Ciarlini informou que o Rio Grande do Norte é considerado referência no Proerd e tem sido copiado por vários outros estados. “Não por acaso, estarei em Brasília, nesta quarta-feira, para receber uma medalha em homenagem ao trabalho realizado pelo Proerd”.