Paginas

sábado, 26 de novembro de 2011

Pelo Twitter, transplantado consegue doações

Júlio César utilizou a internet como aliada, mas não esperava tanta repercussão e os gestos de apoio


Amanhã, dia 25, é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Uma data que lembra a importância de ajudar o próximo e destaca o gesto que pode salvar vidas. A solidariedade dos doadores representa, em muitos casos, a única chance de vida para quem sofre traumas, faz cirurgia e depende de transplante para sobreviver.

Há três dias, o mossoroense Júlio César Fernandes, 32 anos, que fez transplante de fígado há três anos, vem mobilizando amigos através do Twitter para conseguir doações de sangue do tipo O negativo, um dos mais raros. Um dos tópicos de Júlio que mais foram repercutidos foi esse "@julioFernandes: Lembre-se hj sou eu, amanhã pode ser vc! #doe_sangue e salve vidas!"

Júlio César conta sobre sua luta: "Minhas enzimas hepáticas sempre estão alteradas. E os médicos não sabem o motivo. Eles solicitaram a biópsia, para tentar descobrir. Só que eu tenho o número de plaquetas e leucócitos baixo, com isso nenhum médico tem coragem de fazer sem ter reservas de plaquetas".

Júlio entrou na fila do transplante aos 28 anos e conseguiu fazer a cirurgia aos 29 anos. Hoje ele comemora o aniversário em duas datas. "No começo do ano tentei fazer essa biópsia só que infelizmente não deu certo por causa da doação de sangue. Então como o médico pediu novamente, resolvi divulgar no Twitter, pra ver se sensibilizava o pessoal".

Júlio César utilizou a internet como aliada, mas não esperava a repercussão que alcançou. Ele chegou a ser um dos assuntos mais comentados no Twitter do País, outros amigos levaram a mobilização para o Facebook. "Muita gente divulgou, de Mossoró, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Fortaleza... enfim, muita gente mesmo. Fiquei bastante emocionado com esse Twitter, nunca tinha recebido tantas palavras de carinho, ganhei diversos seguidores dizendo que estavam comigo nessa luta", destaca Júlio, que está em Fortaleza para realizar a biópsia. 
Após conseguir as doações de sangue, Júlio ainda aguardava a liberação da Unimed/Natal para a realização do exame. E foi novamente através do Twitter que ele conseguiu contato com a ouvidoria da Unimed para agilizar o processo e vencer a burocracia. A expectativa é que a biópsia possa ser feita hoje.

Sobre os gestos de carinho, palavras de incentivo e o gesto maior de solidariedade, que foi a doação de sangue, Júlio diz: "Meus amigos irei chamar de anjos. Eu tenho vários anjos. Meu doador do transplante, minha esposa, minha família, meus amigos, os doadores de sangue e todos aqueles que estão em oração na minha recuperação. E é lógico não poderia esquecer de Deus e minha Mãe Rainha. Eu queria deixar um recado para todos aqueles que doaram sangue, e não irei citar nomes em virtude de falhar com alguém. O meu muito obrigado de coração, e que o Senhor dê muita saúde para eles. Serei sempre grato".