Paginas

domingo, 6 de novembro de 2011

12º Batalhão reduz ocorrências após um mês de atuação

Atuação Programas como o 'Ronda nas Escolas' e 'Zona Sul Segura' têm ajudado a diminuir os índices de violência em Mossoró

Após um mês de atuação, o 12ª Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) conseguiu reduzir em 25% as ocorrências na sua área de atuação. Segundo dados fornecidos pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Francisco Alvibá Gomes, houve diminuição nas ocorrências em pelo menos sete bairros, quando comparado os meses de setembro e outubro.

O comparativo foi feito abrangendo os bairros de Teimosos, Liberdade I e II, Dom Jaime Câmara, Sumaré, Vingt Rosado, e Costa e Silva, onde foram implantados esquemas de policiamento ostensivo como o "Ronda nas Escolas" e a missão "Zona Sul Segura".

De acordo com o comandante do Batalhão, ele considerou satisfatória e positiva a atuação do policiamento. "Hoje atuamos em parceria com os diretores de 15 colégios apontados como os mais problemáticos", comentou sobre o Ronda nas Escolas. Alvibá informou que a principal meta do projeto é inibir a circulação de pessoas estranhas nas dependências das instituições de ensino público e a repressão ao tráfico de drogas. "Dentre os principais problemas nas escolas estão a invasão de ex-alunos, a circulação de armas brancas e de fabricação caseira, além da intimidação e agressão a professores e funcionários. Ainda há muito a fazer, mas com a integração entre a PM e a comunidade conseguiremos diminuir as ocorrências", comentou.

Outro plano de segurança implantado pelo 12º BPM que tem apresentado resultados satisfatórios esta a missão "Zona Sul Segura". A polícia trabalha em dias aleatórios e em horários alternados com pelo menos 40 policias nas favelas de abrangência do batalhão. Enquanto viaturas cercam os acessos às favelas, unidades da cavalaria e da Ronda Ostensiva com Apoio Motorizado (ROCAM) fazem uma varredura na área com abordagens e coleta de informações para o serviço de inteligência da PM. "A população tem aplaudido o trabalho da polícia e tem contribuído com informações. Primeiro mapeamos as zonas de maior ocorrência como: Papoco, Malvinas, Planalto 13 de Maio e Liberdade. Agora estamos iniciando a segunda etapa: a de permanência nas ruas", disse o comandante.

Transferidos - Para conseguir mais policias atuando nas rondas ostensivas, o comandante Alvibá deu início ao remanejamento de pelo menos 22 detentos que ocupavam as celas do destacamento da PM em Grossos. Dos 22 presos, 12 foram transferidos para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, e ouras 10 foram levados para o Centro de Detenção Provisório de Caraúbas.
Os demais presos que ainda permanecem na Companhia da PM em Grossos são condenados que aguarda vaga no Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negocio. "Policias que antes atuavam em desvio de função custodiando presos, agora podem trabalha nas ruas prestando segurança a população", finalizou.

Estrutura - Em funcionamento desde o dia 30 de setembro, o 12º BPM foi estruturado com 10 novas viaturas e 20 motos zero quilômetro, que estão sendo utilizadas nas Rondas Ostensivas com Apoio Motorizado (ROCAM), além de um contingente de 284 policiais militares que trabalharão tanto nos setores administrativos e nos setores operacionais.

Os policiais também receberam armamentos com armas tidos como "menos letais", como as pistolas tipo "taser", emissora de "ondas T" (forma de onda semelhante à onda cerebral), com ação direta sobre o sistema nervoso sensorial; fuzis 556 e pistolas ponto quarenta.

O novo batalhão abrigar unidades da Rádio Patrulha, da Rocam, e da Companhia de Polícia Militar Ambiental de Mossoró (CIPAM), que juntas mobilizaram um efetivo de 180 policias por dia
.
Criado a partir do decreto nº 22.307, de 25 de julho de 2011, o 12º Batalhão de Polícia Militar, denominado Batalhão Coronel PM Revoredo, tem como área de atuação a zona Sul de Mossoró, bem como os Municípios potiguares de Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Upanema e Caraúbas.

Com o surgimento do novo batalhão foi necessário também foi necessário a criação de novos órgãos de execução como a 1ª Companhia de Polícia Militar, com sede na Área Sul do município de Mossoró - RN; a 2ª Companhia de Polícia Militar, com sede no município de Areia Branca - RN; a 3.ª Companhia de Polícia Militar, com sede no município de Caraúbas - RN; e um Pelotão Destacado, com sede no Município de Tibau - RN.