Paginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Esquadrilha da Fumaça faz apresentação em Natal

No próximo sábado (5), a partir das 15h30, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, mais conhecido como "Esquadrilha da Fumaça", fará uma apresentação em Natal.  O evento ocorrerá na Praia do Meio e terá duração de 40 minutos. Na nova apresentação em Natal, o grupo usará sete aviões T-27 Tucano da Força Aérea.

Apresentação de sábado terá início às 15h30 na Praia do Meio 
Apresentação de sábado terá início às 15h30 na Praia do Meio
 
A apresentação faz parte das comemorações da Semana da Asa, em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador, ocorrido em 23 de outubro. Nessa data, em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a alçar voo com um aparelho mais pesado que o ar, o 14 Bis.

No show, a "Esquadrilha da Fumaça" aproveita para demonstrar o elevado nível de habilidade, capacitação e excelência dos pilotos e aeronautas da Força Aérea Brasileira e do potencial da indústria aeronáutica brasileira, que fabrica o avião T-27 Tucano. A Força Aérea Brasileira está presente em Nata desde 1942.

Após a demonstração aérea dos pilotos, haverá um show musical com Waldonys, no palco armado na praia, próximo à Praça dos Heróis. 

HISTÓRIA

O "Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA" é um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua finalidade de acordo com a EDA é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.

Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/esquadrilha-da-fumaca-faz-apresentacao-em-natal/201504